Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de abril de 2024
Reconhecida com o selo da World Athletics, autoridade máxima do atletismo mundial, prova contará com atletas renomados do Brasil e também do exterior.
Foto: DivulgaçãoA contagem regressiva já começou para a New Balance 42K Porto Alegre, que acaba de receber o selo da World Athletics, autoridade máxima do atletismo mundial. Com largada no dia 28 de abril, a prova vai reunir grandes atletas da elite nacional, além de corredores do exterior. Trazendo Justino Pedro da Silva e Edson Amaro, patrocinados pela New Balance, além de Paulo de Paula e o queniano Edwin Kipngetich Koech como os principais candidatos à quebra do recorde, a prova está prevista para ser a mais rápida do país, por seu trajeto com apenas 19 metros de ganho de elevação ao longo dos 42 quilômetros.
Os tempos de referência a serem batidos foram estabelecidos por Vanderlei Cordeiro de Lima em 2002 (2h11m19s) e pela queniana Rumokol Chepkanam em 2012 (2h31m21s). Com um trajeto mais rápido, se o vencedor da prova quebrar as melhores marcas já estabelecidas na história das maratonas do país, haverá um bônus de R$ 100 mil (oferecimento KTO). Além disso, se a quebra do recorde for feita por um atleta brasileiro, haverá mais um prêmio extra no valor de R$ 80 mil. Caso o feito seja atingido em ambas as categorias masculina e feminina, os valores serão divididos ao meio.
Entre os brasileiros que participarão da prova, Paulo de Paula, recordista sul-americano da categoria entre 40 e 44 anos, registrou o tempo de 2h09m50s na Maratona de Sevilha, na Espanha, em 2022. Com três Olimpíadas no currículo, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, o paulista foi o único dos três brasileiros a completar a prova na última edição dos Jogos Olímpicos, no Japão. Atleta mais velho da elite atual, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ele se prepara para as Olimpíadas de Paris 2024.
O pelotão da elite brasileira também conta com a participação de Justino Pedro da Silva, bicampeão da Maratona do Rio (2021 e 2022), e Edson Amaro, sexto colocado na meia maratona no Campeonato Ibero-Americano, na Espanha (2022), ambos patrocinados pela New Balance. Ainda, Ederson Vilela, campeão da Maratona de Curitiba 2023, Giovani dos Santos, hexacampeão da Volta Internacional da Pampulha, e Franck Caldeira, ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, ajudam a compor um time de peso nunca visto antes em maratonas no Brasil.
Na categoria feminina, a pernambucana Mirela Saturnino, patrocinada pela New Balance, foi campeã do Campeonato Sul-Americano de Maratona em 2022. Mais recentemente, em fevereiro, ela bateu seu recorde pessoal na Maratona de Sevilha, com 2h35m44s. Além dela, Marlei Willers é três vezes campeã em maratonas pelo Brasil, conquistando 2h40m59s na Maratona Internacional de Porto Alegre em 2023.
Com inscrições já esgotadas e 7 mil corredores confirmados, a New Balance 42K Porto Alegre terá como foco estimular cada vez mais a presença das pessoas no universo da corrida de rua, independentemente das características de cada indivíduo. Este é o conceito por trás da campanha global “Run Your Way” da marca e também das provas patrocinadas ou promovidas pela New Balance no Brasil e no exterior. Entre elas estão duas das principais Majors do calendário internacional (Maratonas de Nova York e Londres) e as provas nacionais New Balance 42K Porto Alegre e New Balance 15K São Paulo.