Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 31 de maio de 2018
O atacante Neymar deverá começar no banco de reservas no amistoso da Seleção Brasileira contra a Croácia, marcado para este domingo (3), às 11h (horário de Brasília), em Liverpool. Nesta quinta-feira (31), ele não participou do início da atividade que contou apenas com os 11 jogadores que iniciarão a partida. Tite reuniu os atletas em campo e ensaiou o posicionamento e a movimentação de cada um sem a presença do camisa 10. O treino foi aberto para os jornalistas por 20 minutos.
De acordo com a assessoria, o jogador participaria da segunda parte da atividade – juntamente com os outros jogadores -, que foi fechada para a imprensa. Neymar está sem jogar desde o dia 25 de fevereiro, quando sofreu uma lesão no quinto metatarso do pé direito. Uma semana depois, passou por uma cirurgia. Ele só retornou aos treinamentos com bola no dia 17 de maio no Paris Saint-Germain.
Na semana passada, fez treinos na Granja Comary com os companheiros, assim como no início desta semana no CT do Tottenham. No dia 27, Neymar afirmou que ainda estava com receio antes do embarque da Seleção Brasileira para Londres, onde a equipe faz a segunda parte da preparação para Copa do Mundo. “Ainda não estou 100%. Isso é com o tempo. Há um receio de fazer os movimentos totais. Ainda faltam alguns dias para a estreia”, disse o camisa 10.
No mesmo dia, Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira, afirmou que a comissão técnica pretendia escalá-lo na partida contra a Croácia. “A expectativa é que o Neymar esteja à disposição para o primeiro amistoso. Ele foi submetido a uma carga de trabalho importante nesta semana, respondeu muito bem. É claro que ainda precisa de um tempo de adaptação, de se sentir cada vez mais seguro. Essa fase de dois amistosos é importante para que ele possa se sentir cada vez melhor e preparado para a Copa do
Mundo”, disse.
Cinco dias antes, Fábio Mahseredjian, preparador físico da Seleção, afirmara que não tinha ainda como prever como Neymar estaria fisicamente para a estreia no Mundial contra a Suécia, marcada para o dia 17 de junho, em Rostov.
Sem Neymar, Tite escalou o trio ofensivo com Willian, Coutinho e Gabriel Jesus. Outra modificação foi a presença de Thiago Silva no lugar de Marquinhos, titular na maior parte da campanha das eliminatórias. Thiago Silva havia sido titular disputado nos dois últimos amistosos contra Rússia e Alemanha, realizados em março.
A atividade desta quinta-feira foi a primeira desde o início da preparação que Tite escalou uma formação com 11 titulares. Nos outros treinos até agora, o treinador formava equipe com nove jogadores ou dois toques. A equipe que treinou foi formada por Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Coutinho, Gabriel Jesus e Willian.
A formação é praticamente a mesma que venceu a Alemanha por 1 a 0, em março. A única mudança é a presença de Danilo no lugar de Daniel Alves, que não foi convocado após sofrer uma lesão no joelho. Renato Augusto com dores no joelho e Douglas Costa, que se recupera de uma lesão muscular, estão fora da partida