Ícone do site Jornal O Sul

Neymar faz homenagem a Ronaldinho Gaúcho após anúncio de aposentadoria

"Ronaldinho, que honra fazer parte da sua história", escreveu Neymar. (Foto: Reprodução/Instagram)

Desde o anúncio de sua aposentadoria na terça-feira (16), Ronaldinho Gaúcho tem recebido homenagens de diversas personalidades do futebol, de todos os cantos do mundo, a começar por Neymar, que postou uma foto fazendo uma reverência a R10 e disse que o bruxo “deixou um legado”.

“Ronaldinho, que honra fazer parte da sua história. Sempre vou me lembrar da sua alegria em campo, você deixou um legado que dificilmente será batido no futebol arte. Obrigado por tudo que fez pelos amantes do futebol”, escreveu Neymar.

Lionel Messi, que herdou do brasileiro a camisa 10 do Barcelona, deixou uma emocionante mensagem para o brasileiro. “Como sempre disse, aprendi muito ao teu lado. Sempre lhe serei agradecido por ter facilitado tudo quando cheguei ao vestiário. Tive a sorte de compartilhar muitas coisas com você e estou muito feliz porque, além de um fenômeno com a bola, você é uma pessoa muito boa e essa é a coisa mais importante. Mesmo que decida ir, o futebol jamais se esquecerá do teu sorriso. Tudo de melhor, Ronnie.”

Já Iker Casillas, ex-goleiro do Real Madrid, lembrou os momentos em que foi vítima de Ronaldinho Gaúcho. “Eu sofri, mas como amante do gutebol, também te desfrutei. Isso é ótimo.”

E as homenagens partem de todos os lugares do mundo. Alexandre Pato, na China, lembrou o momento o período que atuou com R10 no Milan. “Obrigado R10 por tudo! Você foi e é a Arte e Alegria do futebol”.

Rei do Futebol, Pelé, postou uma foto em que dá um abraço em Ronaldinho, com a legenda: “Ronaldinho, você trouxe um sorriso no rosto de todos. Desejo que você consiga driblar todos os desafios da sua vida, assim como fez nos gramados”.

Entidades e clubes também prestaram a sua homenagem a Ronaldinho Gaúcho, como a CBF, a La Liga, o Barcelona e o PSG.

Anúncio da aposentadoria

O ex-camisa 10 do Barcelona e Seleção Brasileira Ronaldinho Gaúcho encerrou sua carreira como jogador profissional, informou o irmão e empresário do craque, Assis, na terça-feira (16). Em entrevista, Assis afirmou que agora o jogador vai se concentrar na organização de alguns jogos de despedida, que deverão acontecer em vários países depois da Copa do Mundo da Rússia.

“Ele parou. Acabou. Vamos fazer algo bem grande, bacana, após a Copa da Rússia, provavelmente em agosto. Faremos vários eventos rodado por Brasil, Europa e Ásia. E, claro, estamos combinando um jogo com a Seleção Brasileira. A Nike vai jogar junto na elaboração desse projeto”, disse Assis.

Ronaldinho está sem fazer um jogo oficial desde 2015. Seu último time foi o Fluminense, onde o meia realizou nove partidas antes de rescindir o contrato. Atualmente, o brasileiro exerce a função de embaixador do Barcelona. Ele participa de jogos amistosos do time de lendas do clube espanhol, ao lado de ex-jogadores como Rivaldo, Edmilson e Kluivert. Segundo Assis, o fato de “Ronaldinho ser embaixador do Barcelona por 10 anos facilita muito lá fora. Ele é querido lá e aqui”.

Durante sua carreira, Ronaldinho Gaúcho foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, em 2004 e 2005. Entre os principais títulos do meia-atacante estão a Liga dos Campeões de 2005/06, pelo Barcelona, a Libertadores de 2013, com o Atlético-MG, e a Copa do Mundo de 2002, com a Seleção Brasileira.

Sair da versão mobile