Depois de um verão intenso de negociações para uma possível volta de Neymar ao Barcelona, o atacante brasileiro, enfim, está de volta à Catalunha. Mas por outro motivo. Acompanhado do pai, o camisa 10 do PSG desembarcou nesta quinta-feira (26) na Espanha para uma audiência marcada para esta sexta-feira (27) que tratará do bônus exigido pelo jogador não pago pelo Barça.
A chegada do craque no aeroporto de Barcelona foi registrada por alguns jornais da cidade. Depois de adiar uma audiência prevista para março, um tribunal local citou o jogador e o clube para que compareçam à localidade vizinha de L’Hospitalet de Llobregat.
O caso se refere à premiação, que o clube prometeu ao jogador em 2016, quando ele renovou seu contrato até 2021. Menos de um ano depois, Neymar foi para o PSG por 222 milhões de euros. O valor do bônus, a princípio, seria de 26 milhões de euros. O atleta, no entanto, cobra 43 milhões de euros.
O Barcelona se negou a arcar com o pagamento e acusou o jogador de não cumprir com seu contrato. O clube ainda apresentou uma queixa reivindicando a parte já paga de mais de 8,5 milhões de euros de indenização, segundo divulgou a agência de notícias AFP.
Depois de uma frustrada reclamação perante a Fifa (entidade máxima do futebol), os advogados de Neymar exigiram, no mesmo tribunal, o pagamento integral da premiação comprometida. Nenhuma das partes quis dar declarações antes do julgamento, segundo informou a AFP.
A audiência pública está marcada para as 10h locais (5h pelo horário de Brasília-DF), embora o juiz tenha convocado as partes meia-hora antes em uma audiência privada para tentar um acordo de conciliação de última hora.
Não será o retorno esperado pelo astro de 27 anos, protagonista da maior novela do mercado de transferências da última janela. O próprio Neymar admitiu, após sua estreia na temporada pelo PSG, que quis retornar ao Barcelona.