O Paris Saint-Germain perdeu a Copa da França no último sábado para o Rennes e pode ter outra notícia ruim nos próximos dias. De acordo com o jornal francês ‘L’Equipe’, Neymar pode ser suspenso de quatro a oito jogos pela agressão a um torcedor após o vice-campeonato.
A punição está prevista nos artigos disciplinares da federação e o brasileiro pode voltar só na próxima temporada.
Após o PSG ser derrotado, os atletas subiram pelas arquibancadas para um palco montado para receber as medalhas. Um dos torcedores provocou o brasileiro, que revidou com um soco.
A comissão disciplinar deve se reunir na próxima quinta-feira para julgar o caso. Como o time parisiense só tem mais cinco partidas restantes na temporada, existe a possibilidade do camisa 10 não atuar mais nesta temporada.
Se for enquadrado no artigo 1-11 das regras disciplinares, que se refere a “golpe(s) voluntário(s) tentado(s), ação pela qual um jogador tenta atacar a integridade física de uma pessoa de maneira particularmente agressiva, contra um jogador, treinador, dirigente ou público”, a punição é de quatro partidas.
No entanto, se for acusado de “brutalidade(s) ou golpe(s) não causando dano ou resultando em dano atestado por médico, sem incapacidade temporária para o trabalho (ITT)”. Seria “qualquer ação violenta de um jogador, prejudicando a integridade física da vítima”, a pena é de oito jogos.
“Sangue de barata”
O atacante Neymar se manifestou em sua conta de Instagram após ser flagrado agredindo um torcedor durante a cerimônia de entrega de medalhas da final da Copa da França, perdida pelo seu Paris Saint-Germain para o Rennes, no sábado, no Stade de France. O atleta comentou um post que defendia sua atitude, reconheceu o erro e tentou justificar a ação.
“Tô (sic) errado? Estou. Mas ninguém tem sangue de barata!!!”, disse o atleta em meio a uma enxurrada de comentários negativos da postagem. Ele não havia falado sobre o tema até este momento.
O ocorrido se deu rapidamente na arquibancada do local. Em primeira instância, o brasileiro empurra a mão do fã para impedir que o mesmo continuasse gravando o momento com seu celular. Após mais uma ‘troca de gentilezas’, o jogador acerta um soco na cara do indivíduo.
Neymar não foi o único atleta do PSG a ser insultado pelo torcedor em questão. Ao brasileiro, o francês falou para “aprender a jogar bola”. Verratti, por sua vez, foi chamado de “racista”, enquanto Buffon de “palhaço”
Nos vestiários, Neymar prolongou a polêmicas. Em entrevista na zona mista, criticou os jogadores mais jovens do PSG. “Tem que ser mais homem dentro do vestiário, mais unido, todo mundo correr. O que eu vejo ali, tem muito jovem que é um pouco… não digo perdido. Mas falta mais ouvidos do que a própria boca”, disse, dando a entender que não há respeito ou hierarquia no elenco.