Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de março de 2016
Nigerianos votam neste domingo (20) no segundo turno das eleições presidenciais, cujo favorito é o presidente Mahamadou Issoufou. Cerca de 7,5 milhões de eleitores foram chamados às urnas – no Níger, um dos países mais pobres do mundo, há 18 milhões de habitantes.
Issoufou, aliado do Ocidente na luta contra insurgentes islâmicos na África Ocidental, obteve 48,43% dos votos no primeiro turno e, nesta rodada, angariou apoio de outros candidatos. Por sua parte, a oposição afirma que não reconhecerá o resultado caso Issoufou vença.
O principal opositor, Hama Amadou, preso por um escândalo envolvendo tráfico de crianças, foi hospitalizado com suspeita de envenenamento. Ele obteve cerca de 18% dos votos no primeiro turno.
O sul do país, na fronteira com a Nigéria, tem sido alvo frequente de ataques do da milícia terrorista Boko Haram. O país também divide fronteiras com Burkina Faso e o Mali, a oeste, onde grupos ligados à Al Qaeda estão ativos. Ao norte, na divisão com a Líbia, há afiliados ao Estado Islâmico. (Folhapress)