Sábado, 04 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de junho de 2016
A partir de quarta-feira (15), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) colocará em funcionamento um sistema de gestão de fluxo composto de 12 sinaleiras inteligentes na avenida Nilo Peçanha. O prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, acompanharão o início da operação, direto da Central de Monitoramento da EPTC (rua João Neves da Fontoura, 7), às 9h30.
Com os equipamentos será possível organizar o tráfego de forma automatizada ao longo da avenida, melhorando a circulação e reduzindo entre 20% e 40% as paradas (arranca e para). Outros benefícios, como a diminuição do tempo de percurso e menos emissão de gases, também serão alcançados.
Isso acontece porque os semáforos estão interligados a um software que planeja os tempos de verde (sinal aberto) com base nas contagens de fluxos. O nome é Sistema de Controle de Tráfego Adaptativo em Tempo Real (Scats, sigla em inglês).
O sistema faz a análise dos fluxos nos cruzamentos e decide quais movimentos devem abrir ou fechar. Os pedestres também serão beneficiados com o sistema. A análise em tempo real permitirá que os ciclos semafóricos sejam reduzidos, com isso, diminuirá o tempo de espera nas travessias.
O investimento na tecnologia é de R$ 1,2 milhão e foi efetivado como uma contrapartida das obras de expansão do shopping Iguatemi.