Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Nível do Rio Guaíba baixa e moradores devem retornar para suas casas nos próximos dias

Compartilhe esta notícia:

270 pessoas desabrigadas são atendidas no ginásio Tesourinha. (Foto: Lucas Uebel/ o Sul)

Com as águas do Rio Guaíba mais baixas, os moradores das ilhas de Porto Alegre poderão retornar para suas casas nos próximos dias, conforme a Defesa Civil municipal. Equipes percorreram nessa segunda-feira a região. Às 20h52min, a régua eletrônica do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre marcava 2,23 metros de volume do Guaíba no Cais Mauá (Centro). Às 20h55min, o equipamento apontava 1,66 metro de nível na ilha da Pintada. Com as águas baixando, o processo de reabertura das comportas do Cais Mauá deve começar nesta terça-feira.

Ao todo, 1.540 pessoas estão desabrigadas devido às recentes chuvas que atingiram a cidade. Seiscentas estão em abrigos públicos – 270 no ginásio Tesourinha.

O prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo reuniram-se com representantes da Caixa Econômica Federal para definir o cadastro das famílias atingidas para encaminhar a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O benefício será concedido àqueles que tiverem saldo no fundo (até 6.220 reais por morador) e que tiveram danos materiais comprovados nas casas. Nesta terça-feira, às 14h, prefeitura e Caixa divulgarão locais e horários onde os atingidos poderão se cadastrar.

Rios

No RS, são 177.811 pessoas afetadas pelas chuvas. Os municípios somam 32. Dezesseis cidades, com decretos de situação de emergência individuais, eram analisadas para possíveis homologações. A Defesa Civil gaúcha entregou 6,3 mil kits de ajuda. Em Pelotas (Sul), o número de moradores fora de casa por alagamentos devido à Lagoa dos Patos e às chuvas subiu. São 1,5 mil.

Com relação aos rios, o nível do Sinos estava no patamar de alerta (5 metros); o Caí marcava, em São Sebastião do Caí, 5,12 metros; e o Jacuí apontava 2,28 metros.

Previsão

Nesta terça-feira, o tempo fica instável em Porto Alegre, sem risco de chuva forte. Os maiores volumes no RS ocorrerão na Fronteira Oeste (entre 30 e 40 milímetros), segundo o Climatempo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Um príncipe da Arábia Saudita foi preso ao tentar embarcar para o seu país com 2 toneladas de drogas
O expediente foi normal no Tribunal de Justiça após alagamento do prédio
https://www.osul.com.br/nivel-do-rio-guaiba-baixa-e-moradores-devem-retornar-para-suas-casas-nos-proximos-dias/ Nível do Rio Guaíba baixa e moradores devem retornar para suas casas nos próximos dias 2015-10-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar