Número indica que, de cada três brasileiros, um não possui conta bancária. Para analista, Brasil sairia mais rápido da crise se bancarização crescesse
Um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva revelou a existência de 45 milhões de desbancarizados, no Brasil. Isso significa que esses brasileiros não movimentam conta bancária há mais de seis meses ou optaram por não ter conta em banco. O resultado representa que, de cada três brasileiros, um não possui conta bancária. De acordo com a sondagem, esse grupo movimenta anualmente no país mais de R$ 800 bilhões.
Mulheres
Realizada em maio deste ano com 2.150 brasileiros de 16 anos ou mais em 71 cidades do país, a pesquisa mostra que os desbancarizados representam 29% da população adulta do Brasil. Seis em cada dez desbancarizados são mulheres, isto é, a parcela feminina representa 59% do total, contra 41% de homens.
Sete em cada dez, ou 69% do total consultado, são negros ou pardos, contra 29% de brancos e 2% de amarelos e indígenas.
Classes econômicas
As classes econômicas C, D e E concentram 86% dos desbancarizados, que é a parcela da população menos conectada e com maior informalidade de trabalho. Desses, 49% estão na classe média (C).
Dos 45 milhões de desbancarizados, 58% têm apenas o ensino fundamental ou não têm instrução; 31% disseram ter recebido algum empréstimo e 45% informaram ter recorrido a familiares e 25% a amigos. Somente 24% recorreram a bancos ou financeiras para obter um financiamento ou empréstimo.
Além disso, a pesquisa apontou, também, que 69% dos desbancarizados compram fiado (deixam para pagar suas compras no final do mês) e 51% confessaram já ter usado o cartão de crédito emprestado de outra pessoa.
Dinheiro vivo
Em geral, essas pessoas são de baixa renda e realizam trabalhos esporádicos, pelos quais preferem receber em dinheiro vivo. Do total de desbancarizados, 62% moram no interior, sendo que quase quatro em cada dez moram no Nordeste (39%).
Metade (50%) dos desbancarizados está na faixa de 16 a 34 anos, com idade média de 37 anos. Doze por cento, apesar de não terem conta em banco, têm cartão de crédito, às vezes mais de um, enquanto 75% evitam ao máximo recorrer a bancos.
A falta de dinheiro é o motivo apontado por 31% dessa fatia da população brasileira para não ter conta em banco e 29% preferem usar dinheiro em espécie; 49% não confiam nos bancos.