Enquanto os dois estudantes de Engenharia trabalham nas questões técnicas, Yasmin cuida da parte de pesquisa e incentiva o cadastro de bibliotecas comunitárias em todo o Brasil. A ideia, que foi desenvolvida sem perspectiva de lucro, deu certo. Atualmente, o Mapa da Leitura já captou 84 acervos de livros comunitários e sua página no Facebook, criada em fevereiro, já ultrapassou a marca de 500 curtidas.
O app conta com uma rede colaborativa, onde os usuários podem consultar a agenda cultural de atividades e localização de mais de 80 bibliotecas que atualmente estão cadastradas no banco de dados da aplicação, já está disponível para download gratuito para aparelhos mobile com o sistema operacional Android.
Conforme Donada, todo o trabalho de criação foi realizado com o apoio de voluntários e a ajuda é sempre muito bem-vinda. “No momento, precisamos de um voluntário para a área de publicidade”, comenta o desenvolvedor. Mais informações sobre voluntariado e procedimentos para doações de livros podem ser obtidas através do e-mailcontato@mapadaleitura.com.br.
O coordenador do curso, Renato Ely Castro, trabalha diretamente com os estudantes em um projeto de pesquisa em Gerenciamento Energético. “Esse tipo de iniciativa, que os alunos levaram adiante, é interessante para o curso de Engenharia Elétrica, que muitas vezes é visto como um curso sisudo. Mostra o lado humano dos acadêmicos que estão realizando ações de contribuição para a sociedade”, disse Castro.