Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil No Sábado de Aleluia, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes foi alvo da “malhação de Judas” em Vitória

Compartilhe esta notícia:

Boneco de Gilmar Mendes imita Judas em Sábado de Aleluia. (Foto: Reprodução)

O Sábado de Aleluia é dia de malhar o Judas na tradição de muitas comunidades. Neste sábado (31), moradores da Praia do Suá, em Vitória (ES), se reuniram e “malharam” o boneco que representava o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.

A escolha pelo ministro foi feita durante uma votação na comunidade. “Tivemos Gilmar Mendes, tivemos Temer, a maioria de 90% votou em Gilmar Mendes porque ele está querendo votar a favor do presidente Lula e nós estamos reivindicando para ele pensar duas vezes o que vai fazer com o povo brasileiro”, disse o líder comunitário, Emanuel Ribeiro.

A malhação de um boneco que representa o discípulo que traiu Jesus acontece na localidade há mais de 40 anos. O ponto alto do evento acontece quando os moradores colocam fogo nos bonecos e os arrastam pelas ruas da cidade. “É uma forma da sociedade se manifestar contra as coisas ruins que aconteceram no passado e estão acontecendo agora”, disse.

O já tradicional paralelo entre a crítica política e o feriado Santo da Igreja Católica que o brasileiro faz com um fundo de bom humor também lembrou os membros do Congresso Nacional de modo geral. Dilma Rousseff, Lula, Michel Temer e o juiz Sérgio Moro também apareceram pelas redes.

Irritação

O ministro Gilmar Mendes se irritou e atacou um repórter do grupo Folha de São Paulo. O destempero aconteceu durante a viagem a Lisboa (Portugal) para participar do seminário de Direito organizado pelo IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), do qual é um dos sócios.

Quando foi questionado sobre os custos com a passagem aérea para Portugal, Gilmar Mendes disparou: “Devolva essa pergunta a seu editor, manda ele enfiar isso na bunda. Isso é molecagem, esse tipo de pergunta é desrespeito, é desrespeito”, disse. A viagem para Lisboa marcada para os dias 3, 4 e 5 de abril criou incertezas sobre a presença do ministro no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Gilmar promete participar apenas da abertura do evento e voltar para o País para votação no STF.

Bate-boca

Gilmar também se envolveu em um bate-boca com o ministro Luís Roberto Barroso em uma das últimas sessões do Supremo. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, precisou suspender a sessão para acalmar os ânimos.

Durante julgamento sobre a constitucionalidade ou não de doações ocultas para campanhas eleitorais, Mendes fez críticas a diversas decisões recentes do Supremo, inclusive a “manobra” que liberou o aborto para grávidas com até três meses de gestação, ação relatada por Barroso.

“Vossa Excelência me deixe fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia. Isso não tem nada a ver com o que está sendo julgado”, reagiu Barroso, com a voz elevada.

“É um absurdo [que] Vossa Excelência faça um comício aqui, para falar grosserias. Vossa Excelência não consegue articular um argumento. Fica procurando. Já ofendeu a presidente, já ofendeu o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida, para Vossa Excelência, é só ofender as pessoas, não tem nenhuma ideia. Nenhuma. Nenhuma!”, acrescentou Barroso.

Cármen Lúcia resolveu então interromper a sessão, mas antes Gilmar Mendes soltou mais uma provocação ao microfone dirigida ao ministro Barroso: “o senhor deveria fechar seu escritório de advocacia”, disse.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A maior parte dos medicamentos que entram de forma ilegal no País vem do Paraguai. Os campeões de apreensões são os remédios para disfunção erétil, emagrecedores, anabolizantes e abortivos
Os vistos de residência para quem investe ao menos 500 mil euros em Portugal estão na mira do Parlamento Europeu. O mecanismo pode ser usado em crimes financeiros e fiscais
https://www.osul.com.br/no-sabado-de-aleluia-o-ministro-do-supremo-tribunal-federal-gilmar-mendes-foi-alvo-da-malhacao-de-judas-em-vitoria/ No Sábado de Aleluia, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes foi alvo da “malhação de Judas” em Vitória 2018-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar