Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de setembro de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O principal argumento da propaganda do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), buscando capitalizar o voto anti-PT, foi confirmado mais uma vez, pelas recentes pesquisas pré-eleitorais: o voto em Jair Bolsonaro (PSL) garantirá o retorno do PT ao comando do governo federal. A pesquisa do Ibope divulgada ontem deixa claro que Bolsonaro, devido a uma rejeição próxima dos 46%, perde para Haddad, Alckmin e Ciro Gomes, e ganharia apenas de Marina Silva.
O antipetismo no voto de Bolsonaro
Entre os brasileiros que não votariam no PT de jeito nenhum – grupo formado por três em cada 10 eleitores –, Bolsonaro cresceu 18 pontos porcentuais desde o começo do mês. O candidato do PSL tem agora 59% das intenções de voto entre os antipetistas – a taxa era de 41% no dia 5 e de 53% no dia 11.
Alckmin e Meirelles abandonados no RS
No Rio Grande do Sul, o MDB abandonou a candidatura de Henrique Meirelles à presidência da República com a mesma intensidade com que o PP abandonou a candidatura de Geraldo Alckmin,do PSDB. Ambos têm vices gaúchos: Germano Rigotto e a senadora Ana Amélia.
Sartori x Eduardo Leite
Na propaganda no rádio e na televisão, a coligação do governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição, José Ivo Sartori (MDB), primeiro colocado nas pesquisas, bate forte e acusa o adversário Eduardo Leite (PSDB) de “lavar as mãos” em relação a uma denúncia de fraude em exames de câncer em Pelotas, enquanto o tucano foi prefeito da cidade (2012-2016).
Sartori e Eduardo Leite estão tecnicamente empatados na maioria das pesquisas.
Eduardo Leite x Sartori
Eduardo Leite, que está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, mas empatado tecnicamente, respondeu a Sartori em seu programa de TV: negou ter tido conhecimento do caso enquanto era prefeito e afirmando que a suspeita não foi comprovada.
Os próximos lances da campanha eleitoral
Para esta quarta-feira, está prevista a divulgação de duas novas pesquisas: a CNI/Ibope e a Paraná Pesquisas/Empiricus. Na próxima sexta-feira, sai a divulgação da pesquisa Datafolha. Na semana que vem, na quinta-feira, 4, acontece o debate final na TV Globo, às 21h30. A grande dúvida é se Bolsonaro, que deve ter alta até sexta-feira, participa ou não.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.