Domingo, 13 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 10 de abril de 2025
Em painel apresentado nessa quinta-feira (10) no evento “South Summit Brazil”, em Porto Alegre, especialistas e autoridades abordaram o uso da inteligência artificial como ferramente de identificação e combate ao abandono escolar no Rio Grande do Sul. Um dos casos mencionados foi o projeto liderado pelo gabinete do vice-governador Gabriel Souza em parceria secretarias estaduais, Procergs e empresa norte-americana de tecnologia IBM.
De acordo com Souza, trata-se de um avanço na gestão educacional, permitindo a identificação precoce de alunos em risco de abandono dos estudos: “Além de reduzir a evasão, a iniciativa inovadora fortalece o vínculo dos estudantes com a escola e otimiza os recursos de ensino e aprendizagem, garantindo um acompanhamento mais personalizado e assertivo, alinhado às necessidades de cada aluno”.
Em fevereiro, começou a implantação da iniciativa, com o objetivo de que todas as escolas estaduais possam visualizar e acompanhar os alunos com potencial de evasão. O modelo, inédito, foi testado em quatro escolas municipais de Porto Alegre, com resultados satisfatórios em todos os sentidos, garante o governo gaúcho.
(Des)motivação
O vice-governador estava acompanhado das titulares da Secretaria da Educação, Raquel Teixeira, e do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, além do diretor-presidente da Procergs, Luiz Fernando Záchia. Eles destacaram que o Rio Grande do Sul é um Estado onde a evasão também ocorre por fatores como o início precoce da vida laboral, incluindo o trabalho doméstico não remunerado.
“Essa função doméstica recai principalmente sobre as meninas nos cuidados com a casa e irmãos mais novos, por exemplo”, contextualizou Gabriel Souza. “Por isso o governo gaúcho investe tanto em políticas para a permanência dos estudantes no ambiente escolar, como o programa ‘Todo Jovem na Escola’, com bolsa aos alunos. Agora, com mais essa ideia inovadora, poderemos melhorar nossos índices.” O “South Summit Brazil” termina nesta sexta-feira.
(Marcello Campos)