Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de abril de 2018
Os rumos da educação no Vale do Taquari, bem como a níveis estadual e federal, pautaram a reunião do dos Conselhos Municipais de Educação da área de abrangência da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). O encontro reuniu representantes de 17 municípios na tarde de terça-feira, dia 3 de abril, no Sínodo Vale do Taquari, em Teutônia.
Os assuntos debatidos estavam relacionados às questões levantadas durante reunião da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) em nível de Estado e que agora precisam ser discutidos no âmbito municipal. Dentre as questões, está a antecipação da alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental, com retenção do aluno, contrariamente ao que prega o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que seria no 3º ano.
Outra temática foram os relatos trazidos pelos municípios sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que deve ser estudada e analisada pelos vários profissionais da Educação no decorrer desse ano e implementada a partir de 2019. Além dessas discussões, solicitou-se que seja realizado um levantamento sobre os municípios que executam parcerias em regime de colaboração entre Estado e Prefeituras, para ampliação da rede de educação infantil, bem como, a entrega de escolas do Estado para municípios.
A coordenadora Rosely Schneider, de Teutônia, e a vice Silvia Laste, de Nova Bréscia, conduziram os trabalhos. O encontro ainda contou com a presença do secretário de Educação de Teutônia, Paulo Brust, e o subsecretário Clóvis Hauenstein, que salientam a importância desses encontros para discussão das novas resoluções que implantarão a Base Comum em todo país e que deverá servir de referência aos currículos da Educação Básica. O próximo encontro, marcado para maio, vai ser realizado em Lajeado.