Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de abril de 2015
Sinal dos tempos: a Noruega, terra da banda de hits A-ha, deve se tornar o primeiro país a tirar do ar a frequência de rádio FM, em 2017. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura do país como parte de um plano de transição para o rádio digital. O desligamento se dará ao longo do ano de 2017: começa em 11 de janeiro e segue até 13 de dezembro.
No comunicado oficial, o Ministério da Cultura norueguês alega que a troca do FM pelo digital resultará em uma economia de 25 milhões de dólares ao ano, porque os custos do sistema Digital Audio Broadcasting (DAB), a tecnologia padrão em toda a Europa, são oito vezes menores. Esse valor, diz o texto, “poderá ser investido em conteúdo”.
Além disso, o DAB teria espaço para mais estações de rádio. “Enquanto a rede FM só tinha espaço para cinco estações nacionais, o DAB terá para 22, quase 20 a mais”, diz o comunicado. Uma recente pesquisa realizada no país constatou que 55% das casas já contam com pelo menos um equipamento capaz de receber o sinal do DAB.
A Noruega tem sido mesmo pioneira no rádio digital, de acordo com o site da revista americana “The Hollywood Reporter”. A rede local NKR, que comemora a decisão do governo, lançou o primeiro canal do sistema DAB em 1º de junho de 1995. O país deve ser seguido por vizinhos escandinavos e também pelo Grã-Bretanha até 2022. Já em outras regiões da Europa a transição é mais lenta, com boa popularidade para o FM em diversos lugares.