A presidente do Badesul, Jeanette Lontra, foi a sexta palestrante do Fórum de Desenvolvimento, falando sobre a capacidade do Badesul de financiar o desenvolvimento econômico do estado gaúcho.
“Nós buscamos sempre oferecer soluções financeiras e assistência técnica. Nós temos algumas ações que são muito próximas ao BRDE, nós temos um trabalho muito forte junto aos municípios”, ressaltou a presidente do Badesul, Jeanette Lontra.
Além de trabalhar com os municípios, o Badesul trabalha fortemente no agronegócio. “Estamos na Expointer, 40% da nossa carteira hoje é voltada para o agronegócio. Estamos também trabalhando bastante em inovação com a startups para o agronegócio”, destacou Jeanette.
Jeanette é graduada em Ciências Sociais, especialista em Gestão Técnica Urbana e com Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A primeira vice-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento.
Servidora de carreira do Badesul, construiu a sua vida profissional na administração pública indireta, trabalhando há 45 anos em projetos de desenvolvimento do estado. Atualmente, está a frente do Badesul desde 2018.
Badesul
O Badesul foi instituído em 1973, como incentivador do desenvolvimento sustentável, do progresso tecnológico, da inovação e da cooperação internacional, atuando como parceiro de empreendimentos dispostos a criar emprego e renda no Rio Grande do Sul.
A história do Badesul pode ser dividida em três dimensões de tempo. A primeira, iniciada na década de 70, quando o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A. – Badesul – foi instituído e abriu suas portas para o financiamento de investimentos na economia gaúcha.
A segunda, em 1992, quando foi incorporado ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. – Banrisul – que criou em sua estrutura de banco múltiplo a Carteira de Desenvolvimento e Investimento – Desin.
A terceira dimensão temporal, inicia em 1998, com a instituição da Caixa Estadual S.A. – Agência de Desenvolvimento – razão social esta que foi depois alterada para Caixa Estadual S.A. Agência de Fomento/RS – CaixaRS. Em 2011, a razão social passou a ser Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento/RS – continuando o seu importante curso na história da economia gaúcha.