Na era dos smartphones, os motoristas têm ido muito além de simplesmente dirigir. Se antes era questionado o risco apresentado pelas ligações feitas ao volante e depois a discussão passou a abranger as mensagens de texto, os motoristas conectados agora realizam outras atividades enquanto circulam pela cidade. Há quem faça até chamadas de vídeo.
Uma pesquisa encomendada pela AT&T mostrou os hábitos de motoristas americanos. A atividade mais comum ainda é relacionada com as SMS (leitura, resposta ou envio de mensagens). Em segundo lugar estão os e-mails, com 33% dos motoristas dizendo que leem, enviam ou respondem as mensagens eletrônicas enquanto estão na direção.
E tem espaço também para as redes sociais como Facebook (27% dos entrevistados), Twitter e Instagram (14% cada). E dos que admitiram usar o microblog, 30% disseram que fazem isso “o tempo todo”.
Mas há espaço também para gravar vídeos (12%), e realizar chamadas de vídeo (10%). Entre os que afirmaram fazer vídeos enquanto dirigem, 27% acreditam que fazem isso com segurança.
Lá fora, a AT&T tem uma campanha chamada “It can wait” (“Isso pode esperar”, em tradução livre) que promove uma direção mais consciente — e sem uso gadgets. Para isso, ela disponibiliza aplicativos que bloqueiam os smartphones. (AG)