Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 12 de junho de 2023
As assinaturas diárias da Netflix nos Estados Unidos saltaram nos primeiros dias após a plataforma iniciar em 23 de maio uma repressão ao compartilhamento de senhas, mostraram dados da empresa de pesquisa Antenna.
Procurando novas maneiras de ganhar dinheiro em um mercado saturado e uma economia difícil, a Netflix passou a regular o compartilhamento de senhas de contas – uma reviravolta drástica para uma empresa que já incentivou a prática ao publicar no Twitter “Amar é compartilhar uma senha”.
A companhia estima que mais de 100 usuários forneceram suas credenciais de login para terceiros. De acordo com as novas regras, os usuários nos EUA podem adicionar um membro fora de suas casas por uma taxa adicional de 8 dólares por mês.
A estratégia parece ter valido a pena, pois a empresa registrou quase 100 mil assinaturas diárias em 26 e 27 de maio, de acordo com a Antenna.
A pioneira do streaming de vídeo viu seus quatro maiores dias de aquisição de usuários nos EUA depois que a mudança entrou em vigor, afirmou a Antenna.
O pico recente também excedeu os níveis observados durante as restrições iniciais da pandemia nos Estados em março e abril de 2020, de acordo com a empresa de pesquisa, que obtém dados de coletores de dados terceirizados que rastreiam recibos de compras online, crédito, débito e detalhes de dados bancários mediante permissões.
Brasil
A Netflix já está cobrando usuários do Brasil que compartilham suas senhas da plataforma de streaming com outras pessoas. A taxa aplicada pela empresa é de R$ 12,90 por mês.
Entenda, a seguir, como funciona no Brasil:
1. Ainda posso compartilhar conta/senha?
Sim, mas a empresa afirma que o titular só pode compartilhar sua senha com as pessoas que moram na mesma residência.
Para administrar quem usa o seu login dentro da sua casa, basta definir uma “residência Netflix”. Trata-se de uma funcionalidade que reúne todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi no local principal em que você assiste ao streaming.
“A residência Netflix pode ser definida usando uma TV. Todos os outros aparelhos que usam sua conta Netflix na mesma conexão com a internet que essa TV farão automaticamente parte da sua residência Netflix”, explica.
2. Como é a cobrança extra no Brasil?
Usuários que assinam o plano padrão ou premium podem compartilhar suas contas com terceiros e terão que desembolsar R$ 12,90 mensais. E há algumas regras:
3. Quantos assinantes extras eu posso ter?
“Não é possível adicionar assinantes extras a planos com anúncios, a pacotes de parceiros nem a contas faturadas por terceiros”, explica.
4. E como funciona para o assinante extra?
A plataforma explica que o assinante extra terá seu próprio perfil, conta e senha, ou seja, tudo separado da “residência Netflix”. Além disso: