Ícone do site Jornal O Sul

Nos próximos dias, Porto Alegre será a “Capital do Leite”

O Congresso Internacional do Leite será realizado nos dias 29 e 30 de julho, na Fiergs (Foto: Lucas Uebel/O Sul)

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (15), no Palácio Piratini, o Congresso Internacional do Leite, que chega à sua 13ª edição e pela primeira vez será realizado no Rio Grande do Sul. O evento, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, na Fiergs, em Porto Alegre, é organizado pela Embrapa Gado de Leite e pelo Instituto Gaúcho do Leite e deverá abordar temas como inovação, sustentabilidade, políticas públicas, gestão e sucessão de propriedade, além de novas visões sobre assistência técnica e extensão rural.

No dia 28, acontecerão como eventos paralelos o Seminário Estadual dos Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura do RS e a Reunião da Câmara Setorial da Cadeia do Leite e Derivados. Ambos serão abertos com uma palestra sobre Matriz Leiteira como Viabilização da Propriedade Rural. O Congresso já passou por Estados como Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Segundo o presidente do IGL (Instituto Gaúcho do Leite), Gilberto Piccinini, “o RS possui 94% dos municípios com algum tipo de atividade leiteira, por isso mesmo é o local perfeito para sediar o Congresso”. De acordo com ele, o evento será “o divisor de águas da cadeia leiteira e deverá receber cerca de 1.500 pessoas.

O presidente da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, mencionou que Porto Alegre vai se transformar durante o Congresso na “Capital do Leite”. O importante para ele na cadeia do leite é a tecnologia e o nível de organização das propriedades produtoras, sendo que as cooperativas ganham papel relevante neste cenário. “Será um grande momento para discutirmos políticas públicas, políticas de mercado, mão de obra e novas processos tecnológicos.”

O secretário da Agricultura do RS, Ernani Polo, exaltou a qualidade do leite gaúcho e todos os envolvidos nesta cadeia produtiva, lembrando ainda das negociações realizadas nos últimos dias pelo Ministério da Agricultura para exportação de produtos brasileiros para a Rússia e China, principalmente. “As possibilidades de mercado estão se abrindo no mundo todo para os produtos gaúchos”, atestou o secretário.

O governador do Estado, José Ivo Sartori, mencionou a importância do evento e falou também sobre a liberação de 4,5 milhões de reais por parte do Ministério da Agricultura, destinados à defesa sanitária no RS. “O Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão livres da peste suína clássica. Pela primeira vez dois Estados brasileiros recebem esta certificação, até então dada apenas a países.” Sartori também mencionou a liberação de 26 milhões de reais para barragens na região de Jaguari e São Sepé. “Também estão adiantados os passos para os canais de irrigação destas áreas”, finalizou.

O lançamento do Congresso foi marcado pela presença de autoridades, lideranças políticas e empresariais, representantes de entidades ligadas ao agronegócio e convidados.

Sair da versão mobile