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| Notícia falsa volta a crescer no Facebook

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Rede social diz que compartilhamentos caíram após adoção de medidas contra sites. (Crédito: Reprodução)

Mais de um ano após o Facebook anunciar medidas contra os sites de notícias falsas, que usam a plataforma para obter audiência e receita publicitária, eles dão sinais de que voltaram a crescer.
É o que indica um levantamento do BuzzFeed, a partir de nove dos maiores sites americanos de “fake news”: National Report, Huzlers, Empire News, Daily Currant, I Am Cream Bmp, CAP News, NewsBiscuit, Call the Cops e World News Daily Report. “Em muitos aspectos, é a idade de ouro das notícias falsas”, apontou o BuzzFeed.

Segundo o Facebook, houve queda no compartilhamento dos sites e de seus posts “desde o início das atualizações visando rebaixar os hoaxes [fraudes]” nos rankings da plataforma.
Mas o estudo mostra que o número de engajamentos médios por post dos nove sites (“likes”, compartilhamentos e comentários), que de fato vinha caindo até dezembro de 2015, saltou de 435 para 828 em janeiro e para 1.305 em fevereiro de 2016.

Para Quentin Hardy, editor de tecnologia no The New York Times, os números são reveladores do mundo jornalístico hoje, ao evidenciar fenômeno em que “as notícias são falsas”, mas “os anúncios publicitários são verdadeiros”.

National Report e demais se sustentam com os cliques nos anúncios que publicam em seus sites, dados pelos internautas que chegam até eles através da rede social. A exemplo de sites paródicos, como The Onion ou Sensacionalista, que inventam notícias com títulos chamativos, mas supostamente sérios.
O Facebook não é a única plataforma afetada por “fake news”. No ano passado, estudo de uma pesquisadora do Georgia Tech (EUA) apontou que “alarmantes 23,46% da corrente global de tuítes não têm credibilidade”.

Destacou, então, como exemplo de notícia falsa, o “apocalipse zumbi do ebola”, originado no Huzlers.
Agora, o destaque é do Empire News, com suposta agressão ao autor do atentado na maratona de Boston (EUA), na prisão: mais de 240 mil “likes”, 23 mil compartilhamentos e 28 mil comentários.

Brasil.
Não faltam “hoaxes” também no Brasil. Recentemente, a jornalista da GloboNews Cristiana Lôbo usou as redes sociais para negar que seja dela a voz em áudio sobre manifestações. Na gravação, a voz diz que a população deve ficar vigilante, pois estão “enfiando dinheiro na ordem de 1 milhão de reais para quem votar contra o impeachment”.

Procurado para comentar como está o programa de combate aos sites de notícias falsas no País, um porta-voz do Facebook no Brasil respondeu: “Dependemos de nossa comunidade para denunciar conteúdos que possam ter ferido nossas políticas. Conteúdos reportados como notícias falsas têm sua distribuição no feed de notícias reduzida”, ainda que não sejam removidos.“Desde janeiro de 2015, temos visto um declínio no compartilhamento de notícias falsas e rumores.” (Folhapress)

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https://www.osul.com.br/noticia-falsa-volta-a-crescer-no-facebook/ Notícia falsa volta a crescer no Facebook 2016-04-18
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