Prêmio Folha Verde
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo se reúne nesta segunda-feira para escolher os vencedores da 10ª edição do Prêmio Folha Verde. A premiação é conferida anualmente pelo colegiado da Assembleia gaúcha a pessoas e entidades que se destacaram no setor primário, como forma de prestar reconhecimento pelo trabalho que possui grande relevância para a economia do nosso estado e do país.
Genocídio na Palestina
A deputada Laura Sito (PT) integrou na quinta-feira uma aula pública promovida pelo Movimento Esperançar, a qual tratou sobre a temática “genocídio na Palestina”. A parlamentar defendeu que a expulsão da população da Faixa de Gaza e os ataques a civis, idosos, mulheres e crianças “só pode ser caracterizado como genocídio”. Laura pontuou que uma série de aspectos históricos tensionaram as relações no Oriente Médio, e afirmou que é necessário denunciar os ataques promovidos pelo Estado de Israel os quais vem causando uma crise humanitária junto à população palestina. “São mais de 75 anos que Israel submete a população palestina a um regime de apartheid e a uma política racista de tentativa de limpeza étnica. Já são 17 anos vivendo em uma prisão a céu aberto, em uma das regiões mais densamente povoadas do mundo e com restrição de acesso a recursos básicos, como água, energia e alimentos, uma condição extrema, que repercutiu em uma ação, também extrema, por porte do Hamas”, destacou a deputada.
Capacitação feminina
O presidente da Comissão de Economia do Parlamento gaúcho, deputado Gustavo Victorino (Republicanos), intermediou na última semana um encontro para tratar de um convênio entre o poder público e a iniciativa privada para capacitação profissional e trabalho para mulheres vítimas de violência doméstica e ex-apenadas. No encontro, integrado pela diretoria do Sindicato da Indústria do Vestuário, pelo Defensor Geral do RS, Antonio Flávio de Oliveira, e pela equipe da Defensoria Pública gaúcha, o parlamentar defendeu que alternativas do gênero são fundamentais para que “as mulheres tenham, além de uma profissão, um emprego e, assim resgatar a autonomia e reconstruir suas vidas com dignidade”.
Dia da Consciência Negra
A Assembleia gaúcha realiza na quarta-feira uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Na reunião será entregue o Troféu Carlos Santos, prêmio criado em alusão ao deputado estadual que esteve entre os mais atuantes em defesa da comunidade negra na Assembleia gaúcha. O parlamento entrega também no encontro a Medalha Zumbi dos Palmares, a qual é voltada ao destaque e homenagem a personalidades e entidades com atuação em prol da comunidade afrodescendente.
Duplicação necessária
O deputado Capitão Martim (Republicanos) se comprometeu na última semana em apoiar a duplicação do trecho da BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza. O parlamentar participou de uma reunião do grupo “SOS BR-386”, na qual quase 100 pessoas presentes manifestaram preocupação com os constantes acidentes no trecho e os transtornos enfrentados pelos usuários da via com o fechamento dos acessos aos bairros. “Estou acompanhando de perto essa situação e vou trabalhar para garantir que as obras sejam retomadas e que os problemas enfrentados pelos moradores sejam resolvidos”, afirmou o parlamentar.