Ícone do site Jornal O Sul

Notícias da Assembleia Legislativa do RS

(Foto: Divulgação)

Desmonte da educação

Parlamentares da oposição do governo de Eduardo Leite encaminharam nesta semana ao Executivo estadual um documento solicitando a retirada do regime de urgência sobre o pacote de projetos relacionados à Educação enviados ao Parlamento gaúcho. As deputadas Luciana Genro (PSOL), Sofia Cavedon (PT) e o deputado Jeferson Fernandes (PT), solicitaram mais tempo para a discussão dos quatro PLs e uma PEC, frente às denúncias da comunidade escolar sobre um suposto processo de desmonte da educação pública a partir do avanço das medidas. “Os projetos não refletem o acúmulo de debates que existem na educação no RS. A municipalização vai mudar toda a estrutura das escolas, com provável mudança de funcionários, demissões, o que pode gerar um distanciamento dos alunos com a comunidade. É preciso tempo para debater isso”, salientou Luciana Genro.

 

Explicações da Funai

O deputado Paparico Bacchi (PL) solicitou junto à Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia a convocação da coordenadora da Funai no RS, Maria de Freitas, para dar explicações sobre recentes mortes e incêndios na Terra Indígena Cacique Doble, no Norte do Estado. O parlamentar afirma que a sociedade gaúcha quer saber o motivo de tanta “truculência” nas comunidades indígenas, frente aos constantes conflitos internos entre lideranças locais. “Como deputado desta região, acompanhei durante os anos, mas, principalmente neste ano, houve um acirramento muito grande entre as lideranças desta comunidade. Não podemos ficar de braços cruzados, mediante a tamanha desorganização e confusão social nas aldeias indígenas, especialmente, nesta de Cacique Doble”, afirma Paparico.

 

Imama 30 anos

A deputada Delegada Nadine (PSDB) ocupou o Grande Expediente da Assembleia nesta quinta-feira para realizar uma homenagem aos 30 anos do Instituto da Mama no RS. A parlamentar apontou os vários desafios enfrentados pela instituição, além de destacar o seu compromisso na personalização de tratamentos, a partir da necessidade de adaptação de acordo com cada paciente. “Desde seu início, o Imama trilha um caminho de inovação, compaixão e excelência. Sua jornada iniciou-se com um grupo de mulheres valentes, que transformaram suas experiências pessoais com o câncer de mama em uma missão coletiva de vida, de apoio, conscientização e prevenção, beneficiando milhares de pessoas”, destacou Nadine.

 

Pró-Hospitais RS

A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia gaúcha aprovou nesta quinta-feira o parecer favorável do deputado Delegado Zucco (Republicanos) ao PLC que cria o Programa Pró-Hospitais no RS. A proposta, de autoria dos deputados Cláudio Tasch (PL), Airton Artus (PDT) e Dr. Thiago Duarte (União), permite que empresas contribuintes do ICMS compensem valores destinados a hospitais filantrópicos e Santas Casas. Os recursos serão encaminhados para a construção, ampliação e conservação das instituições, além de iniciativas de planejamento familiar e compra de insumos.

 

Presença feminina

A deputada Laura Sito (PT) afirmou na quarta-feira que a atual lógica do sistema político sufoca a existência feminina nos espaços de poder. Durante a instalação da Frente Parlamentar Contra a Violência Política de Gênero, proposta pela deputada Bruna Rodrigues (PCdoB), a parlamentar destacou a frequente violência contra mulheres que tentam se integrar ao meio político, afirmando que a atual estrutura as impede de contrapor a lógica patriarcal, além de colocar pautas femininas em segundo plano. “Garantirmos a nossa existência nesses espaços de poder é também garantir uma condição digna para que o nosso povo possa viver também fora desses espaços. É pela garantia da nossa existência, é pela garantia das nossas vidas, é pela garantia da nossa dignidade humana que nós nos mantemos aqui vivas e de pé”, concluiu Laura.

Sair da versão mobile