Ícone do site Jornal O Sul

Notícias da Assembleia Legislativa do RS

O Parlamento gaúcho aprovou os quatro projetos de lei encaminhados pelo Executivo estadual que alteram diferentes leis da Educação no RS. (Foto: ALRS)

Pacote aprovado

O Parlamento gaúcho aprovou nesta terça-feira os quatro projetos de lei encaminhados pelo Executivo estadual que alteram diferentes leis da Educação no RS. As medidas preveem a criação do Marco Legal da Educação, a necessidade de um processo seletivo para a escolha de diretores nas instituições de ensino, a alteração de postos na composição do Conselho Estadual de Educação e a criação da Política Estadual de Educação Profissional e Técnica. Apesar do avanço no Legislativo, os textos foram alvos de uma série de críticas de parlamentares da oposição do governo Leite, além de órgãos como o Cpers e o Ministério Público Estadual, que manifestaram receio quanto aos impactos da aprovação.

Entrada dificultada

Representantes do CPERS relataram que foram proibidos de acessar uma audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia gaúcha na manhã desta terça-feira, por ordem da presidência da Casa. Os membros do sindicato destacaram também que justamente no dia em que um pacote de medidas da Educação estava sob votação dos parlamentares, a Assembleia permanecia cercada por policiais, o que a direção do grupo descreveu como repressão ditatorial do governo de Eduardo Leite. Parte do grupo conseguiu acessar o parlamento durante a votação do Pacote da Educação, no período da tarde, quando seguiram realizando protestos contra as medidas.

Indicação validada

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle aprovou nesta terça-feira o parecer favorável à indicação do ex-deputado Maurício Dziedricki para a direção do Badesul Desenvolvimento SA – Agência de Fomento. Formado em Ciências Sociais e Jurídicas pela PUCRS, o ex-parlamentar já desempenhou diferentes funções no governo estadual e na prefeitura de Porto Alegre, além de ter atuado como vereador, deputado estadual e federal. Antes de ser sancionada, a nomeação deve ser ainda submetida ao plenário da Assembleia.

Luta palestina

A deputada Laura Sito entregará nesta quinta-feira a Medalha da 56ª Legislatura à Federação Árabe Palestina do Brasil. A homenagem, segundo a parlamentar, representa uma alternativa para dar voz à entidade que organiza a luta do povo palestino no Brasil, que faz parte do compromisso do seu mandato em lutar pela Palestina livre e em defesa dos direitos humanos. “Depois de sofrer décadas de apartheid, colonialismo e violação de direitos, agora, o povo palestino é vítima de um genocídio que precisa ser denunciado. Por isso, a voz da Palestina seguirá ecoando até que haja justiça”, afirma Laura.

Quadrangular 100 anos

O deputado Airton Lima (Podemos) ocupou o Grande Expediente da Assembleia gaúcha nesta terça-feira para homenagear os 100 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no mundo, 72 anos no Brasil e 63 no RS. O parlamentar destacou a origem e pilares da igreja, destacando uma série de projetos relevantes desenvolvidos pela instituição. “Ao longo de 100 anos, desde sua fundação em 1923, nos Estados Unidos, pela pastora Aimee Semple McPherson, a igreja tem desempenhado um papel fundamental na transformação de vidas e na propagação do Evangelho, através da graça e também da ação de pessoas que fizeram deste chamado uma grande missão de vida”, afirmou Airton, que exerce o ministério pastoral há 46 anos junto à entidade.

Sair da versão mobile