Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Bruno Laux | 4 de março de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Participação na Expodireto
A sessão ordinária da Assembleia gaúcha nesta terça-feira será realizada em formato híbrido e sem Ordem do Dia, em função da participação dos deputados estaduais na Expodireto Cotrijal 2024, em Não-Me-Toque (RS). Parlamentares de diferentes bancadas, incluindo o presidente da Casa, Adolfo Brito (PP), devem viajar até o município para prestigiar a feira internacional de agronegócio, que contará com cerca de 500 expositores das áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.
Fiscalização de inteligência
A deputada Luciana Genro (PSOL) apresentou no Parlamento gaúcho, junto ao deputado Matheus Gomes (PSOL) e a bancada do PT, um projeto de resolução que concede à Assembleia Legislativa as ferramentas necessárias para realizar a fiscalização de atividades de inteligência no RS. A proposta ocorre na esteira do recente escândalo envolvendo a Abin, que ao que indicam as investigações da PF pode ter sido utilizada para benefício próprio da Presidência da República durante o governo Bolsonaro. Segundo a parlamentar, o projeto deve criar uma comissão permanente especificamente voltada para a fiscalização das atividades do gênero no âmbito estadual. “O Legislativo é o Poder que tem a tarefa, além de legislar, de também fiscalizar o que ocorre no Estado. E atualmente não há nenhum tipo de controle sobre as atividades de inteligência. Este sistema serviria para garantir que as operações de inteligência não estejam sendo indevidamente invasivas a nenhum cidadão, não sejam usadas para fins de perseguição de adversários e jornalistas e estejam funcionando dentro da legalidade”, justifica a deputada.
Odontologia hospitalar
A Assembleia gaúcha realiza nesta sexta-feira a instalação da Frente Parlamentar da Odontologia Hospitalar. Proposto pelo deputado Dr. Thiago Duarte (União), o grupo de trabalho deve focar na necessidade de ampliar e qualificar os atendimentos da área nos hospitais, buscando diminuir a morbidade e aumentar a expectativa de vida dos pacientes. O parlamentar afirma que a higiene oral para pessoas internadas em UTIs reduz significativamente o risco de infecção hospitalar, assim como problemas de saúde oral em geral, destacando a necessidade de discutir a importância do segmento médico.
Mês da mulher
O Parlamento gaúcho realiza nesta semana uma série de agendas alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A Procuradoria Especial da Mulher promove na terça-feira o seminário “Conhecimento: o Melhor Instrumento da Mudança”, o qual contará com a participação de diferentes lideranças femininas gaúchas, como a ex-governadora Yeda Crusius e a desembargadora aposentada e primeira mulher a ingressar na magistratura gaúcha, Maria Berenice Dias. Na quarta-feira, a Casa realiza uma sessão solene alusiva à data em questão, na qual será entregue o Troféu Mulher Cidadã 2024 a personalidades femininas que se destacaram na sociedade gaúcha por relevantes serviços prestados.
Mês da mulher II
Também em meio às celebrações do “Mês da Mulher”, durante a primeira quinzena do mês de março, a iluminação do Palácio Farroupilha segue configurada com a cor lilás, em alusão à conscientização e combate ao câncer do colo de útero. Além disso, o Espaço Deputado Carlos Santos, na entrada da sede da Assembleia gaúcha, sedia nesta semana a Exposição Manifesto Anti-Feminicídio.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.