Sábado, 04 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Notícias da Assembleia Legislativa do RS

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Mobilidade na Serra

O vice-presidente da Assembleia gaúcha, Paparico Bacchi (PL), participou nesta semana, no papel de presidente em exercício, da reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, realizada na Câmara Municipal de Antônio Prado. Ao dialogar sobre a concessão dos pedágios das rodovias que integram o Bloco 3 e os limites da faixa de domínio da ERS 122, o deputado se comprometeu em avançar com a discussão de alternativas de mobilidade na região em meio às pautas do Parlamento estadual. “Devemos trazer os problemas enfrentados pelos municípios da Serra para Porto Alegre, com o intuito de discutirmos cada aspecto nas comissões permanentes e nas sessões da Assembleia Legislativa. As comunidades da região serrana necessitam de alguma solução o mais rápido possível”, defendeu Bacchi.

Proibição seletiva

O deputado Leonel Radde (PT) ocupou a tribuna da Assembleia gaúcha nesta semana para criticar o avanço da PEC das Drogas no Congresso Nacional. O parlamentar afirma que a justificativa da proposta, de preservação da saúde pública, somente poderia ser evocada de maneira ‘séria e sincera’ caso também propusesse a proibição da venda de álcool e cigarro, e não somente do porte de maconha. “O cigarro é responsável por 8 milhões de mortes por ano no mundo e por 162 mil no Brasil. E o álcool por 3 milhões de mortes no mundo, além de uma série de doenças. Por que então essas substâncias não são alvos de preocupações destes setores?”, questiona Radde.

Polêmica na Furg

O deputado Capitão Martim (Republicanos) relatou na Assembleia gaúcha a ampla circulação de vídeos pelas redes sociais, em que alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande “causam polêmica” ao ficarem despidos durante uma acolhida de calouros. Presidente da Frente Parlamentar Contra a Doutrinação Ideológica no Ensino, o parlamentar afirma que o ato levanta questões sobre os limites da chamada “liberdade de expressão” dentro de uma comunidade acadêmica, além do papel das universidades na formação de profissionais. “É fundamental que a universidade seja um lugar seguro e acolhedor para todos. Atos que desafiam as normas de convivência precisam ser coibidos”, defende Martim.

Polêmica na Furg II

Em resposta à circulação dos vídeos questionados pelo Capitão Martim, a coordenação do curso de Artes Visuais da Furg afirmou em nota que o ato ocorreu na última semana, em um espaço do Prédio das Artes da instituição, mas que o material viralizado não possui “nudez erótica”. O comunicado diz ainda que o curso incentiva práticas artísticas em performance e não identifica nenhum problema na ação que gerou a polêmica em questão.

Valorização feminina

O Parlamento gaúcho entregou nesta sexta-feira a Medalha da 56ª Legislatura para o time de futebol feminino da periferia da Zona Sul de Porto Alegre, Atlético da Mariano. Proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL), a honraria visa reconhecer a importância das mulheres neste esporte e promover sua valorização no âmbito estadual. O grupo esportivo homenageado, apesar de já ter participado de diferentes campeonatos, frequentemente realiza “vaquinhas” e outras arrecadações para conseguir arcar com os custos de viagens e materiais de treino durante as competições. “É evidente que as diferenças entre o futebol feminino e o masculino ainda existem, assim como em outros setores, com as diferenças entre salários, premiações, visibilidade e condições de trabalho. Então o nosso objetivo é trazer maior conscientização e apoio acerca da modalidade”, destaca Luciana.

Agendas em Brasília

O deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) viajou à Brasília nesta semana para o cumprimento de agendas parlamentares com a bancada gaúcha no Congresso e agendas políticas com dirigentes do seu partido. Com os deputados federais gaúchos, o parlamentar estadual articulou a busca de recursos para municípios do Estado, assim como para o projeto de duplicação da RS-118. Já no diálogo com lideranças do PL, Lorenzoni discutiu pautas relacionadas às eleições municipais deste ano, além da participação dos jovens na política brasileira.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Anúncio de renegociação da dívida com a União trará alívio ao Estado
Quais são as preocupações com a Inteligência Artificial?
https://www.osul.com.br/noticias-da-assembleia-legislativa-do-rs-261/ Notícias da Assembleia Legislativa do RS 2024-03-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar