Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Bruno Laux | 23 de março de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Digitalização de organizações
O deputado Gustavo Victorino (Republicanos) apresentou à Assembleia gaúcha nesta sexta-feira um projeto de lei que dispõe sobre a doação dos produtos apreendidos para instituições filantrópicas e de caridade do RS. A medida, que inclui equipamentos eletrônicos na lista de potenciais donativos, visa disponibilizar bens tecnológicos importantes às instituições, garantindo a atualização das organizações na era digital.
Fechamento de turmas
A deputada Luciana Genro (PSOL) encaminhou nesta semana um ofício à Secretaria de Educação de Gravataí, na Região Metropolitana, questionando o anúncio de fechamento de turmas escolares na Escola Municipal Antonio Ramos da Rocha. A parlamentar foi procurada por funcionários da instituição de ensino, os quais relatam que a gestão municipal quer restringir o atendimento na unidade somente até o 5º ano do Ensino Fundamental, remanejando os alunos de turmas acima do período para outras escolas. “Estamos vendo uma série de mudanças e fechamentos de turmas ocorrendo em vários municípios, sem nem ouvir as comunidades escolares, que já têm vínculos com a instituição. Precisamos saber quais foram os critérios adotados para o encerramento dessas turmas e, além disso, o que deve acontecer com os professores”, destaca a parlamentar.
Trabalhadores de app
O Parlamento gaúcho instalou nesta sexta-feira a Frente Parlamentar em defesa das trabalhadoras e trabalhadores de aplicativo, proposta pelo deputado Leonel Radde (PT). O parlamentar afirma que o grupo de trabalho deve viabilizar um ‘debate franco, aberto e democrático sobre a regulamentação do trabalho da categoria’, mesmo com aqueles profissionais que são contrários à proposta. Ao ressaltar que o colegiado servirá para acolher as demandas do setor, o parlamentar elogiou o trabalho dos sindicatos na defesa do trabalhador em meio às discussões sobre a questão. “Nós precisamos sim de regulamentação de sindicato, de associações fortes para negociar. Se até os patrões se organizam em sindicatos, os trabalhadores também precisam”, defende Radde.
Mobilização de repúdio
O deputado Capitão Martim (Republicanos) segue articulando uma mobilização na Assembleia gaúcha em repúdio à decisão da Casa de conceder a Medalha do Mérito Farroupilha a João Pedro Stedile, líder do MST. O documento já reuniu mais de 10 mil assinaturas e deve ser entregue à Mesa Diretora do Parlamento, de modo a demonstrar o descontentamento de seus signatários. “A entrega desta honraria a alguém associado a atos que desafiam a legalidade, o respeito ao agronegócio e à propriedade privada, pilares da economia e do desenvolvimento do nosso estado é um erro que precisa ser reconsiderado”, alega Martim.
Emenda para a Serra
O deputado Guilherme Pasin (PP) encaminhou nesta semana, ao Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, uma emenda parlamentar individual no valor de R$100 mil. Somado à emenda de R$200 mil enviada pelo deputado federal Pedro Westphalen (PP), o montante deve auxiliar na reforma e ampliação da estrutura física da unidade hospitalar. “O Hospital Tacchini é uma instituição que merece todo o nosso apoio. Continuaremos buscando recursos para que o hospital possa continuar prestando um atendimento de qualidade à população”, afirma Pasin.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.