Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Bruno Laux | 8 de abril de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Problemas de mobilidade
O deputado Matheus Gomes (PSOL) repercutiu nas redes sociais o anúncio do prefeito Sebastião Melo sobre o lançamento de mais de 600 patinetes elétricos em Porto Alegre, criticando o líder municipal por diversas falhas no sistema de mobilidade urbana da Capital. O parlamentar cita problemas relacionados à precariedade do transporte público, à extinção de linhas de ônibus, ao “meio-passe estudantil” e à interdição da ciclovia da Avenida Ipiranga. “Patinete é legal, mas não é alternativa pro caos da mobilidade urbana. A população segue com problemas estruturais enquanto Melo brinca de maquiar a realidade”, destaca Matheus.
Garantia de exames
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia gaúcha se reúne nesta segunda-feira para dialogar sobre a garantia de exames genéticos e procedimentos de saúde para mulheres de alto risco de câncer de mama e ovário, na detecção precoce e prevenção destas doenças. Proposta pela deputada Delegada Nadine (PSDB), a discussão deve abordar dois projetos de lei de autoria da parlamentar, os quais tratam de estratégias de fortalecimento das políticas públicas relacionadas à temática.
Divas da Alegria
A Assembleia gaúcha recebe nesta semana, no Espaço Deputado Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha, a mostra dos Calendários Solidários da Maturidade RS, sob os títulos “Holistic Bem-estar 2024” e “Divas Olímpicas 2023”. Promovida pelo deputado Delegado Zucco (Republicanos), em parceria com o Coletivo Divas da Alegria, a exposição fotográfica reúne imagens de mulheres acima dos 50 anos de diferentes locais do Estado, sob um olhar de valorização do autocuidado e da autoestima. “O Divas da Alegria realiza um trabalho excepcional junto a mulheres na maturidade. Receber na Assembleia a exposição dos calendários é uma forma de homenagear essas mulheres”, afirma Zucco.
Frente antirracista
A deputada Bruna Rodrigues (PCdoB) instala nesta segunda-feira, no Legislativo gaúcho, a Frente Parlamentar de Educação Antirracista. O colegiado deve avançar com discussões sobre potenciais estratégias e produções de políticas de combate ao racismo, que auxiliem na capacitação de agentes de segurança sobre abordagens policiais, além de incentivar o fim da disseminação de termos racistas e o avanço de estudos das origens da população negra nas escolas gaúchas. “O racismo estrutural está longe de ser ceifado se não falarmos sobre, se não investirmos em educação antirracista e construirmos uma política com o devido letramento racial que dê conta dessa âncora”, afirma Bruna.
Homenagem ao IEE
O Parlamento gaúcho entregou na última semana a Medalha da 56ª Legislatura para o Instituto de Estudos Empresariais, responsável pela organização do Fórum da Liberdade. O deputado Felipe Camozzato (NOVO), proponente da homenagem, afirma que o evento promove um amplo debate de ideias, elencando alternativas e soluções favoráveis à construção de uma sociedade mais livre. “O Instituto de Estudos Empresariais é reconhecido, há muitos anos, por impactar centenas de jovens no desenvolvimento de lideranças. A homenagem da Assembleia proposta pelo mandato é extremamente merecida”, afirma Camozzato.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.