Plenário virtual
A Mesa Diretora da Assembleia gaúcha decidiu nesta quinta-feira prorrogar resoluções sobre o funcionamento parcial da Casa Legislativa, frente aos impactos da catástrofe climática no RS à maioria dos servidores e terceirizados do órgão. O grupo de lideranças determinou que, assim como na pandemia, as sessões deliberativas sejam, excepcionalmente, realizadas na modalidade virtual. Os parlamentares determinaram ainda que as reuniões passarão a ter caráter extraordinário, com pauta específica acerca da calamidade pública, acontecendo após encontros online do Colégio de Líderes.
Pautas do agro
O presidente do Parlamento gaúcho, Adolfo Brito (PP), deve se reunir na manhã desta sexta-feira com deputados ligados à área do agronegócio do RS para dialogar sobre demandas recentes do setor. O deputado participa também de discussões sobre o Plano de Enfrentamento à situação vivida no estado, com as presenças de líderes de diversas entidades e sob coordenação da Secretaria Estadual de Agricultura.
PDL enviado
A Assembleia Legislativa recebeu nesta quinta-feira, para análise, o Projeto de Decreto Legislativo do Executivo estadual que declarou o estado de calamidade no RS. Uma vez enviado ao Parlamento, o texto segue tramitando em regime de urgência, para que possa ser votado pelo plenário da Casa já nos próximos dias.
Isenção nos pedágios
O deputado Marcus Vinícius (PP) defendeu nas redes sociais nesta quinta-feira a suspensão da cobrança de pedágio nos polos do eixo sul do RS. O parlamentar destaca que os municípios à beira da Lagoa dos Patos correm risco de inundação e consequente evacuação, o que alerta para a necessidade da concessionária Ecosul isentar os cidadãos da tarifa nas rodovias. Marcus pediu ainda que o Ministério dos Transportes e a ANTT determinem a interrupção da cobrança nos próximos dias.
Reforço na segurança
A deputada Adriana Lara (PL) encaminhou um ofício nesta quinta-feira ao secretário estadual de Segurança, Sandro Caron, e à Defesa Civil do RS, solicitando reforço na segurança dos abrigos do estado. A parlamentar destaca que recebeu relatos de violação dos direitos das mulheres e das crianças ocorridas nos locais e pede providências urgentes para assegurar a proteção das famílias abrigadas. “São crimes cometidos por pessoas que não infelizmente entendem a importância desse momento, do respeito, da união, e que estão muitas vezes fazendo coisas que não devem”, destaca Adriana.
Visita aos abrigos
O deputado Dirceu Franciscon (União) realizou uma série de visitas nesta quinta-feira aos abrigos em Canoas que estão acolhendo animais resgatados das enchentes. O parlamentar esteve acompanhando as doações que estão chegando do interior e dialogando com os voluntários empenhados na atenção aos animais. “Deixei a parte técnica um pouco de lado para visitar alguns abrigos, aqui em Canoas, nesta manhã. Muito obrigado a todos que estão ajudando”, destacou Dirceu, nas redes sociais.