Sábado, 29 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Fair / Wind

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Notícias da Assembleia Legislativa do RS

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Rodrigo Rodrigues /ALRS)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Exposição de demandas

O chefe do Parlamento gaúcho, Adolfo Brito (PP), recebeu nessa quarta-feira em uma reunião-almoço o ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta e sua equipe. Ao lado de lideranças de bancadas e integrantes da Mesa Diretora da Assembleia, o líder parlamentar expôs ao representante do governo federal uma série de reivindicações sobre obras e ações necessárias para o período pós-enchentes no RS, a partir de recursos oriundos da União. Tiveram destaque, entre outras questões, pautas relacionadas à recomposição de receitas do Estado e municípios, à necessidade de recursos para a Agricultura, à renegociação de dívidas e à reativação do setor turístico gaúcho. “Os deputados e esta Casa têm um papel importantíssimo, de protagonismo na fiscalização dos atos e na cobrança de ações resolutivas para o benefício de nossa população, e é isto o que estamos fazendo”, pontuou Brito.

Mercantilização de animais

Médico veterinário de carreira, o deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) afirma que a proposta do governo estadual que prevê um incentivo financeiro para pessoas que adotarem animais é “um grande equívoco”. O parlamentar defende que o Estado trate a proteção dos pets com mais profundidade, a partir de políticas públicas que envolvam investimentos em cuidados veterinários, em redes de castração, assim como na conscientização da sociedade e criminalização de maus tratos. “O processo de adoção não é mercantil, é um processo de responsabilidade, de afeto e de amor e precisa ser feito com condições adequadas. O que vai acontecer, se o projeto entrar em vigor, é que oportunistas, e infelizmente existem muitos, farão uma corrida para pegar os animais e o dinheiro. Quando o dinheiro acabar, eles abandonarão de novo os animais que hoje estão em abrigos”, destaca Lorenzoni.

Mercantilização de animais II

Também contrário ao incentivo financeiro do governo estadual para adoção de pets, o deputado Leonel Radde (PT) afirmou no plenário que “como bom privatista, a saída do governador Leite para os animais resgatados nas enchentes foi propor um valor às pessoas que escolhessem adotar um ou dois deles, como se fossem um produto”. O parlamentar, que defende a implantação de uma política de proteção consciente, questionou quem fará a fiscalização do processo e se alguém conhece uma prefeitura que tenha estrutura para tanto.

Desassoreamento em pauta

A Comissão de Economia da Assembleia gaúcha promoverá uma audiência pública no dia 15 de julho para dialogar sobre a criação de uma política estadual de desassoreamento no RS. O deputado Guilherme Pasin (PP), proponente da discussão e autor de um projeto que trata da temática, afirma que a reunião busca ampliar ao máximo o debate da proposta, de modo a reunir sugestões para sua qualificação. “Não tenho a pretensão de que o projeto seja aprovado exatamente como está. Penso que a contribuição de outros deputados, de técnicos e também da sociedade civil seja fundamental para qualificarmos a nossa proposta”, afirma Pasin.

Falta de solicitação

A deputada Sofia Cavedon (PT) chamou a atenção nessa quarta-feira ao total de 166 municípios gaúchos que não cadastraram famílias impactadas pelas enchentes para receberem o benefício de R$5,1 mil do governo federal. A parlamentar defende a necessidade de uma análise para entender o porquê do não funcionamento da estrutura pública no processo. Em discurso no plenário, Sofia destacou ainda que o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, recebeu R$16 milhões para a limpeza urbana da Capital, mas que a empresa contratada desistiu, deixando lixões que já estão emitindo gases.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Fora do campo
Deputado Gustavo Victorino diz que o “Rio Grande do Sul está sob ataque do governo federal”
https://www.osul.com.br/noticias-da-assembleia-legislativa-do-rs-348/ Notícias da Assembleia Legislativa do RS 2024-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar