Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Desenvolvimento regional
O presidente da Assembleia Gaúcha, Vilmar Zanchin (MDB), recebeu nesta sexta-feira uma série de materiais do COREDES, o fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, contendo sugestões para contribuição com o desenvolvimento regional.
A entrega foi realizada durante o primeiro encontro do “Movimento pela Educação: vamos debater juntos”, realizado em Marau, no norte gaúcho, abordando como tema a Educação para o Desenvolvimento. A iniciativa deve realizar ainda outros oito encontros nas regiões funcionais do fórum, de modo a observar experiências exitosas no setor da Educação em diferentes locais do país e reproduzi-las no RS. Entre os pontos de destaque estão questões relacionadas a alfabetização, introdução à profissionalização no Ensino Médio, fortalecimento da carreira docente e a expansão do uso da tecnologia em sala de aula.
Desenvolvimento Regional II
Durante o ato de abertura da audiência pública sobre o Desenvolvimento Regional, que integrou o primeiro encontro do Movimento pela Educação, Zanchin entregou um documento ao governador Eduardo Leite, contendo uma síntese dos painéis de debates sobre o tema na reunião. O deputado declarou que os pontos abordados contribuem para o debate sobre o assunto e para o apontamento de caminhos que devem ser trilhados pelos Poderes Públicos para que o RS melhore os índices e indicadores da área da educação. Ele apontou ainda que posteriormente mais sugestões serão encaminhadas ao Executivo. Em resposta, o governador gaúcho cumprimentou Zanchin pela priorização da temática em sua gestão na Assembleia, e declarou que o material recebido será instrumento de trabalho para o governo se dedicar ao assunto com o foco e esmero que o tema merece.
Incentivos à agropecuária
A bancada do PT apresentou no parlamento gaúcho um projeto de lei que determina a autorização da concessão de incentivos às atividades agroindustriais de proteína animal no RS. A iniciativa prevê a permissão ao Executivo estadual de conceder financiamentos em condições especiais, incentivos tributários, subsídios ao crédito e adoção de medidas emergenciais a estabelecimentos do segmento. A proposta busca suprir necessidades do setor que atualmente passa por uma grave crise, que, de acordo com os proponentes do projeto, pode levar empresas gaúchas à falência e ocasionar o fechamento de indústrias e postos de trabalho, caso não seja solucionada.
Fomento à leitura
A Frente Parlamentar Estadual de incentivo ao Livro e à Leitura da Assembleia foi instalada nesta sexta-feira em um ato realizado no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, em Guaíba, na Região Metropolitana. O grupo, presidido pela deputada Sofia Cavedon (PT), tem o objetivo de defender a abertura de bibliotecas em todas as escolas do Sistema Estadual de Ensino, defender a nomeação de bibliotecários a fim de qualificar e expandir o trabalho, além de apoiar a Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e mobilizar a sociedade para a valorização e fomento da atividade.
Áreas de escape
O deputado Guilherme Pasin (PP) protocolou nesta semana no parlamento gaúcho um projeto de lei que determina a criação de áreas de escape nas rodovias do RS. A iniciativa propõe a construção das estruturas de modo a auxiliar no desaceleramento dos automóveis em momentos de descontrole, com ajuda da gravidade, utilizando rampas nas áreas de escape que reduzam consideravelmente a velocidade a partir de um aclive. O parlamentar destacou que para que a proposta seja implantada uma série de estudos prévios deverão ser realizados, de modo a elaborar um levantamento das áreas com maior risco de acidentes por tombamentos ou colisões. “Nosso objetivo principal é preservar vidas”, destacou Pasin.
Buscando referências
O deputado Capitão Martim (Republicanos) realizou entre quinta e sexta-feira uma série de visitas a lideranças políticas de Rio Grande e Pelotas para apresentar as linhas do projeto de lei de sua autoria, que busca implementar o Programa de Vigilância Armada e Monitoramento na rede estadual de ensino. Passando pelo colégio Tiradentes, em Pelotas, na Escola Municipal Cívico-Militar Cipriano Porto Alegre, em Rio Grande, o parlamentar realizou um levantamento dos principais aspectos voltados ao suporte psicológico e de prevenção à violência nas instituições. “Devemos colher referências bem-sucedidas para embasar um Programa Estadual eficiente”, destacou o Capitão.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.