Ícone do site Jornal O Sul

Nova equipe econômica pretende ouvir economistas “de fora” do governo sobre nova regra fiscal

Uma ala do governo torce por uma queda de 0,25 ponto percentual já na próxima semana. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A futura equipe econômica pretende consultar economistas de fora do governo para auxiliar na elaboração de uma nova regra fiscal para o País. A ideia é mesclar representantes do mercado com acadêmicos.

Fala-se também em incluir no debate economistas que ajudaram a elaborar o programa de governo de Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, majoritariamente com viés mais liberal.

Segundo interlocutores do futuro ministro Fernando Haddad (PT), o grupo quer evitar construir uma tese única isolada e buscará o diálogo com outros atores antes de apresentar uma proposta.

Outra definição é de que a nova regra fiscal deverá vir acompanhada de um sistema para controle quantitativo e qualitativo do gasto público de modo que seja possível constatar o tamanho do esforço fiscal que será necessário fazer nas contas públicas.

Uma premissa que vem sendo tratada é ampliar a transparência do gasto público para subsidiar as decisões de governo, em especial quanto às políticas públicas a serem implementadas. Para tanto, conta-se neste caso com o apoio do Ministério do Planejamento de Simone Tebet, até como uma forma de desde já as duas equipes trabalharem juntas.

Sair da versão mobile