Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Nova estratégia da Rússia vai considerar todo o Ocidente como ameaça

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

A Rússia adotou, nesta sexta-feira (31), uma nova estratégia de política externa que considera os Estados Unidos e o Ocidente como “ameaças existenciais” a Moscou, em um contexto de extremas tensões relacionadas com o conflito na Ucrânia.

“A natureza existencial das ameaças à segurança e ao desenvolvimento do nosso país, impulsionadas por ações de países hostis, é reconhecida” na nova política, disse o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

Segundo ele, os Estados Unidos e seus aliados travam uma “guerra híbrida” contra Moscou.

A nova estratégia de política externa da Rússia se baseia no princípio de que “as medidas antirrussas adotadas por países hostis serão combatidas, constantemente, com severidade, se for necessário”, acrescentou.

A adoção dessa nova estratégia de política externa ratifica a profunda ruptura entre Moscou e os países ocidentais desde o lançamento da ofensiva russa contra a Ucrânia. Esse conflito levou a uma grave crise diplomática que lembra a era da Guerra Fria.

Washington e seus aliados impuseram duras sanções econômicas contra Moscou, que os acusa, por sua vez, de travar uma guerra a distância na Ucrânia, em particular pelo fornecimento de armas a Kiev.

Isolada no Ocidente, a Rússia busca se aproximar econômica e diplomaticamente da Ásia, principalmente da China.

Ataques cibernéticos

Em outra frente, os serviços secretos russos planejam, junto com uma empresa de TI de Moscou, ataques cibernéticos em todo o mundo, incluindo contra instalações de infraestrutura crítica, de acordo com informações divulgadas pela mídia nesta sexta-feira (31).

Segundo apurações de um consórcio internacional de mídia – incluindo veículos alemães como a revista Der Spiegel, a emissora estatal ZDF e o jornal Süddeutsche Zeitung –, a revelação é resultado de um vazamento de dados originados do aparato de segurança russo e de uma empresa russa de TI.

Documentos de treinamento supostamente identificam possíveis alvos para ataques, incluindo “desabilitar sistemas de controle de transporte ferroviário, aéreo e marítimo” e “interromper as funções de empresas de energia e infraestrutura crítica”.

Segundo os documentos, um dos objetivos do programa é usar um software especial para descarrilar trens ou paralisar computadores de aeroportos.

Os dados vazados incluem milhares de páginas de documentos internos da empresa de TI de Moscou NTC Vulkan, como e-mails internos e documentos de transferência bancária da empresa.

Conforme a reportagem, os documentos mostram como os serviços secretos russos planejam e realizam operações de ataques cibernéticos em todo o mundo com a ajuda de empresas privadas.

Uma fonte anônima primeiro passou a maioria dos chamados “Vulkan Files” para o Süddeutsche Zeitung logo após o início da guerra de agressão russa na Ucrânia e depois disponibilizou os dados para outras mídias, informa a Spiegel.

A fonte citou como motivo a guerra de agressão da Rússia e os laços estreitos da Vulkan com os serviços secretos. As informações são da agência de notícias AFP e da emissora internacional de notícias da Alemanha Deutsche Welle.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba quem são os espiões russos que se disfarçaram de brasileiros para espionar o Ocidente
Saiba como um paraquedas amenizou a queda de avião que levava cinco pessoas em Santa Catarina. Ninguém morreu
https://www.osul.com.br/nova-estrategia-da-russia-vai-considerar-todo-o-ocidente-como-ameaca/ Nova estratégia da Rússia vai considerar todo o Ocidente como ameaça 2023-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar