Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de outubro de 2024
A inteligência artificial (IA) generativa, que começou a ganhar espaço nas mãos dos usuários ao longo deste ano, promete expandir suas fronteiras. Mais do que resumos de livros ou criação de imagens, a nova geração de smartphones tenta, agora, transformar a interação digital em algo quase humano.
Na nova leva de aparelhos com o sistema operacional Android, do Google, a IA será integrada não apenas às câmeras e aos microfones, mas também ao próprio entendimento do ambiente ao redor, permitindo que os dispositivos reconheçam sons e espaços com precisão.
As novidades são apresentadas nesta semana durante o Snapdragon Summit, que acontece nos Estados Unidos e reúne gigantes como Qualcomm, Samsung, Facebook, Asus e Xiaomi.
Mais definição
O usuário poderá, por exemplo, perguntar para a IA do celular o significado de algo que está sendo exibido em tempo real na câmera. A lente poderá captar uma nota fiscal do restaurante e dividir a conta de forma proporcional entre o número de pessoas na mesa.
Mas as inovações vão além: os novos smartphones trarão a capacidade de converter qualquer imagem em resolução 4K, graças à IA. O GPS, por sua vez, ganha mais precisão e ainda poderá antecipar os próximos movimentos dos usuários, aprimorando ainda mais a conectividade.
“Depois de o celular se transformar no novo computador, os aparelhos podem entender como os homens se comunicam e a sua linguagem. A ideia é criar novas experiências de IA. É ter um aplicativo do banco, e a IA responder a qualquer pergunta como as ultimas transações e mostrar uma evolução dos gastos”, disse Cristiano Amon, brasileiro que é CEO e presidente da Qualcomm, na abertura do evento, ao anunciar o novo processador Snapdragon 8 Elite.
Marcação contra fake news
Outra novidade é a marcação de conteúdo gerado por IA, que agora se estenderá a vídeos e áudios, uma resposta à crescente preocupação com a disseminação de desinformação.
Além das novas funcionalidades, a nova geração de celulares já vem adaptada ao 5G Advanced, que permite velocidades ainda maiores em relação ao 5G puro atual.
“A IA generativa passa a ser personalizada e multimodal diretamente no dispositivo, permitindo a compreensão da fala, do contexto e das imagens para aprimorar tudo, desde tarefas de trabalho até as de lazer”, diz Chris Patrick, vice-presidente sênior e gerente geral de aparelhos móveis da Qualcomm.
Aposta em vídeo espacial
Além dos smartphones, Amon também ressaltou que a estratégia do setor é incluir outros produtos com IA mais potente, como os óculos inteligentes. A Qualcomm e o Facebook anunciaram recentemente o Meta Quest 3 S, uma versão mais barata do Quest 3.
“O vídeo espacial é outro exemplo do que a IA pode trazer de novos recursos.”
Mark Zuckeberg, fundador do Facebook, que participou do evento, disse que a ideia é continuar a desenvolver novos produtos, como os recentes Meta Quest e Ray Ban: “Vamos continuar a trazer produtos como os óculos inteligentes para permitir experiências inteligentes”.
Samsung prepara S25 com novos recursos de IA
A inteligência artificial já está presente em 200 milhões de aparelhos, afirmou TM Roh, CEO da Samsung Electronics. Ele ressaltou a importância das parcerias com outras companhias para construir um ecossistema de produtos conectados com inteligência artificial.
Neste ano, a companhia criou o seu sistema de IA em aparelhos celulares como o S24 e os dobráveis, além do primeiro anel inteligente, o Galaxy Ring, e a linha de relógios.
A Samsung deve lançar sua nova geração de smartphone topo de linha, o S25, no início de 2025, com as novas funções de IA com o Snapdragon 8 Elite em parceria com a Qualcomm.
“A IA está mudando a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam. E isso não apenas no celular, mas em PCs e relógios com inteligência artificial tanto no próprio aparelho como na nuvem. Com as soluções, agora vamos começar a ver os benefícios da IA”, afirmou Roh.
Xiaomi lança novo modelo neste mês
A Xiaomi anunciou ainda que vai lançar no fim de outubro o novo Xiaomi 15 Series com os novos recursos de IA.
“O aparelho vai trazer uma melhor performance, como redução de consumo em 29,7% e uma redução de 3 graus Celsius na temperatura”, exemplificou Adam Zeng, vice-presidente de Negócios Internacionais da Xiaomi.