Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 23 de junho de 2018
A nova lei trabalhista, que completou um ano, irá garantir mais investimentos no país, garantem especialistas que participaram de etapa de Lajeado (RS) das Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho nesta sexta-feira (22). “Uma das maiores empresas automobilísticas do país garantiu que, com a entrada em vigor da lei, optará por investir no Brasil ao invés de investir em outros países da América Latina. A projeção é que seja feito investimentos de mais de R$ 6 bilhões”, disse o presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Ronaldo Nogueira, ex-ministro do Trabalho e um dos idealizadores da lei. Segundo ele, as empresas voltaram a contratar e a operar em turno integral, depois de muito tempo.
Segundo o coordenador científico do projeto, Bento Herculano Duarte Neto, que é vice-presidente do TRT21 e Diretor Científico do Instituto Brasileiro de Educação e Cultura (IBEC), a nova legislação criou um ambiente favorável para que sejam realizados investimentos no país. “A nova lei estimula a criação de mais empregos, mas para que isso aconteça é necessário que exista desenvolvimento econômico. E agora existe um ambiente favorável a novos investimentos, devido à segurança jurídica a trabalhadores e empreendedores”, destaca Herculano.
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alexandre Agra Belmont reforçou essa ideia ao revelar que em recentes conversas com empresários, ficou muito clara a necessidade de uma menor interferência do judiciário nas questões trabalhistas para mais investimentos no país. Para a elaboração da lei foi realizado um amplo diálogo com todas as centrais sindicais do país. Para o professor Denis Resenfield, essa ação foi fundamental para o sucesso da lei, que já vem garantindo a criação de mais empregos no país.
As Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho são uma série de eventos que irá debater a modernização da legislação trabalhista. Serão realizados 15 eventos regionais no Rio Grande do Sul com o objetivo debater de forma técnica e sem ideologia a aplicação da lei da reforma trabalhista. O primeiro evento do estado foi realizado na quinta-feira (21) em Caxias do Sul, e depois de Lajeado segue para Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Carazinho, Passo Fundo, Erechim, Santa Rosa, Uruguaiana, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Capão da Canoa e Canoas. O calendário completo está disponível emwww.ibecnet.com.br, onde se podem realizar as inscrições gratuitas para qualquer das edições das jornadas.