Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Nova regra fiscal “sólida e crível” pode reduzir a inflação de forma “benigna”, afirma o Banco Central

Compartilhe esta notícia:

O recado foi dado na ata da última reunião do Copom

Foto: Divulgação
Na semana passada, o Copom decidiu manter, por unanimidade, a Selic em 10,5% ao ano. (Foto: Divulgação)

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central informou, nesta terça-feira (28), que a materialização de um cenário com uma nova regra fiscal “sólida e crível” poderá trazer um processo de desinflação “benigno”.

O recado foi dado na ata na qual o Banco Central detalhou o cenário econômico considerado na decisão do Copom que manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano na última reunião do comitê, realizada na semana passada.

“O Copom enfatizou que não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a apresentação do arcabouço fiscal, uma vez que a primeira segue condicional à reação das expectativas de inflação, às projeções da dívida pública e aos preços de ativos”, disse o BC.

“No entanto, o Comitê destaca que a materialização de um cenário com um arcabouço fiscal sólido e crível pode levar a um processo desinflacionário mais benigno através de seu efeito no canal de expectativas, ao reduzir as expectativas de inflação, a incerteza na economia e o prêmio de risco associado aos ativos domésticos”, complementou.

O Copom avaliou também que o compromisso do Ministério da Fazenda em demonstrar responsabilidade fiscal “atenua estímulos sobre a demanda, reduzindo o risco de alta sobre a inflação no curto prazo”.

“O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação, como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que mostrou deterioração adicional, especialmente em prazos mais longos”, afirmou a ata.

“O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, prosseguiu o Banco Central

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Incêndio em centro de imigrantes deixa pelo menos 39 mortos no México
Hidrômetros são substituídos em imóveis na Zona Norte de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/nova-regra-fiscal-solida-e-crivel-pode-reduzir-inflacao-de-forma-benigna-afdirmadiz-bc-em-ata/ Nova regra fiscal “sólida e crível” pode reduzir a inflação de forma “benigna”, afirma o Banco Central 2023-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar