A Polícia Penal gaúcha inaugurou a nova sede da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) no bairro Marechal Rondon, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A revitalização e a readequação do prédio tiveram duração de três meses e foram realizadas com mão de obra de dez pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, da Penitenciária da Estadual de Canoas 1 e do Complexo Prisional de Canoas.
Inaugurado no último dia 21, o novo espaço é dividido em dois pavimentos que abrigarão diversos setores, como operacional, administrativo, técnico e de transportes, e conta com sala para reuniões, cursos e capacitações. A Agência Regional de Inteligência Penitenciária e a Seção de Atendimento ao Servidor também ocuparão parte do local, que ainda servirá de espaço para treinamento do Grupo de Intervenção Rápida. A sede tem estacionamentos cobertos para viaturas e alojamentos para servidores.
O principal objetivo da mudança foi atender às necessidades da própria delegacia, com um espaço mais amplo e adequado para todos os setores. A 1ª Região Penitenciária é a maior do Estado, sendo responsável pelo gerenciamento de 12 unidades prisionais e de aproximadamente 8,5 mil apenados e 850 servidores.
Durante o evento de inauguração, o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, ressaltou a importância desses investimentos estruturais, o que reflete em um serviço ainda mais qualificado para servir à população.
“A nova sede da 1ª DPR é um espaço conquistado através do esforço e do empenho de todos aqui presentes e permitirá melhores condições de trabalho a todos os nossos servidores. De forma ampla, em uma região bem localizada, essa sede tem a estrutura necessária para as demandas diárias e para o atendimento aos servidores, além de contar com espaços para treinamento e alojamento para os nossos servidores. Também teve mão de obra prisional nas reformas e adequações, qualificando ainda mais o trabalho que é desenvolvido pela nossa instituição”, frisou Schwartz.
Para a delegada da 1ª DPR, Alexsandra Viecelli, a decisão de investir em um espaço mais amplo e moderno não é apenas uma questão de infraestrutura, mas uma medida estratégica que reflete o compromisso com a eficiência da realização das atribuições de orientar, planejar e executar as atividades administrativas, de segurança, de tratamento penal e do grupo tático. “Essa inauguração simboliza um passo em direção à modernização e à otimização de recursos para atender às necessidades e ao crescimento da nossa instituição”, afirmou Alexsandra. As informações são do Palácio Piratini.