Ícone do site Jornal O Sul

Nova variante do coronavírus é encontrada no Rio de Janeiro

Os três novos casos suspeitos são de pessoas residentes em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. (Foto: Reprodução)

O Estado do Rio de Janeiro confirmou a presença de mais uma variante da covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a nova cepa foi identificada em Porto Real, no Sul Fluminense.

Ainda de acordo com as autoridades de saúde do Estado, a linhagem P.5 tem a mesma estrutura da cepa original, porém sofreu mutações. Dezenove casos da mesma variante já foram localizados no Estado de São Paulo e, até o momento, não é possível afirmar que ela seja mais letal ou transmissível.

Covid no Brasil

O Brasil registrou 2.343 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quarta-feira (23) 507.240 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.915 — abaixo de 2 mil pelo segundo dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +9% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.

Após 5 dias apontando alta nas mortes, este é o segundo dia de estabilidade. O patamar elevadíssimo em que isso ocorre, no entanto, ainda está longe de permitir grandes comemorações.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

O Estado de Rondônia não divulgou novo número de mortos pela doença nesta quarta. Segundo a secretaria estadual, isso ocorreu devido a instabilidade no sistema e-SUS, do Ministério da Saúde.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 18.170.778 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 114.139 desses confirmados no último dia — maior número registrado desde o início da pandemia.

O recorde, no entanto, foi puxado pelo acréscimo atípico de novos diagnósticos no Rio Grande do Norte (mais de 36 mil em um dia; para comparação, na quarta passada, dia 16, o Estado anotou 379 casos). Segundo a secretaria estadual, isso ocorreu devido à adoção de um novo sistema que melhorou o acompanhamento e inseriu dados retidos do sistema antigo.

Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias saltou para 77.295 novos diagnósticos por dia — também um recorde. Isso representa uma variação de +31% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica tendência de alta nos diagnósticos.

O recorde anterior na média foi registrado em 27 de março, com 77.128 casos por dia.

Estados

Em alta (3 Estados): Minas Gerais, Paraná e São Paulo;

Em estabilidade (13 Estados): Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins;

Em queda (9 Estados e o Distrito Federal): Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

O Estado de Rondônia não informou os dados atualizados.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Vale ressaltar que há Estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Sair da versão mobile