Para conseguir melhores resultados em precocidade e qualidade de carne é inevitável investir em tecnologias como o melhoramento genético. Este, aliás, é o caminho que leva ao aumento da taxa de desfrute do rebanho brasileiro. Pensando naqueles que desejam ingressar em uma pecuária moderna e lucrativa, a Senepol Nova Vida, sediada em Ariquemes (RO), promoverá um grande leilão de touros da raça Senepol em 2015: o 2º Leilão Virtual Elite Senepol Nova Vida Mega SEN – 100 Touros, que ocorre em 8 de dezembro, às 20 horas, com transmissão pelo Canal Rural.
Os clientes terão acesso a 100 touros jovens “JAJ” avaliados geneticamente, com andrológico positivo e prontos para monta natural. O afixo mencionado é uma referência ao fundador da propriedade, João Arantes Júnior, responsável pelas primeiras importações da raça, no ano 2.000. “São animais produtivos e que imprimem profundidade de carcaça, ganho de peso, precocidade e qualidade de carne em regime extensivo”, garantem os proprietários da Senepol Nova Vida, Ricardo Arantes e João Arantes Neto.
O sucesso da raça no País é tamanho que pecuaristas de Norte a Sul estão conseguindo abater animais meio-sangue Senepol aos 20 meses de idade, com peso de 18 arrobas, em média. Abates técnicos realizados apontam um incremento de até 30% em todas as etapas de produção, com impacto positivo também na lucratividade. E o melhor de tudo, 100% a pasto, o menor custo para se produzir pecuária hoje. “Esta é uma raça taurina com a rusticidade do zebu e que está presente em todo o mundo, principalmente nos países de clima tropical. Apenas nos últimos três anos, o rebanho controlado de Senepol saltou de 20 mil para mais de 50 mil cabeças no Brasil”, relatam os irmãos Arantes.
Em síntese, este é um panorama positivo também àqueles pecuaristas com condições de investir em plantel próprio, assim como já têm feito inúmeros parceiros da Senepol Nova Vida. O estado do Pará é um ótimo exemplo. Com auxílio da Nova Vida, um fazendeiro de lá pretende abater 20 mil bois e produzir 1.000 touros Senepol, a partir de 2.000 nascimentos previstos para até o final de dezembro. Em seu projeto comercial, o grande pecuarista alcançou uma taxa de prenhez superior a 80% e a expectativa é abatê-los com 20@ aos 20 meses de idade. São criados e recriados a pasto, com suplementação mineral e concentrado à base de milho na terminação.
Os animais meio-sangue Senepol desmamam com até uma arroba a mais de diferença em comparação às raças zebuínas puras e seguem bastante valorizados no mercado.