Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de janeiro de 2025
Cerca de 700 mil veículos circulam pela região todos os dias
Foto: Reprodução de vídeoA prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos, implementou uma nova medida que começou a ser efetiva nesse domingo (5): a cobrança de pedágio para motoristas que desejam circular em determinadas áreas do distrito de Manhattan. A zona de cobrança abrange uma região central e sul da ilha, incluindo alguns dos bairros e pontos turísticos mais icônicos da cidade, como os bairros Village e Chelsea, o famoso edifício Empire State e a movimentada região de Wall Street. A medida tem como objetivo, segundo a prefeitura, reduzir o tráfego intenso, diminuir as emissões de gases poluentes e melhorar a qualidade de vida da população nova-iorquina.
A zona de pedágio abrange toda a área de Manhattan abaixo da 60ª Rua, que é a divisa com o Central Park, englobando bairros como Midtown, Village, Chinatown, High Line, Chelsea e Wall Street, entre outros. Cerca de 700 mil veículos circulam diariamente por essa região, conforme dados da prefeitura. Essa grande quantidade de veículos tem gerado um aumento significativo no tráfego, com a velocidade média de circulação na área caindo drasticamente de 14,6 km/h em 2010 para apenas 11,4 km/h em 2024. Com o novo sistema de pedágio, a cidade espera melhorar esse cenário e tornar a mobilidade urbana mais eficiente.
No entanto, nem todas as vias de Manhattan estão sujeitas a essa cobrança. Algumas importantes rodovias expressas, como a West Side Highway, FDR Drive e o túnel Hugh L. Carey, estão fora da área de cobrança, permitindo que motoristas que utilizam essas vias não sejam afetados pela medida. Isso significa que, apesar do pedágio ser imposto em áreas com maior concentração de tráfego e pontos turísticos, os motoristas ainda terão alternativas para se deslocar sem o pagamento do pedágio, embora, naturalmente, as rotas alternativas possam ser mais distantes ou envolver maior tempo de viagem.
A cobrança do pedágio tem um sistema de tarifação diferenciada de acordo com o tipo de veículo e o horário de circulação. Para carros de passeio e pequenos veículos comerciais, as tarifas variam entre US$ 9 (aproximadamente R$ 55,60, conforme a cotação de 3 de janeiro de 2025) em horário de pico e US$ 2,25 (cerca de R$ 13,90) fora do horário de pico. Já os táxis e veículos de transporte por aplicativo terão uma cobrança adicional a ser paga pelos passageiros. A tarifa adicional para os táxis e veículos de transporte executivo será de US$ 0,75 (R$ 4,73) por viagem, enquanto para os carros pedidos por aplicativo a cobrança será de US$ 1,50 (R$ 9,27) por corrida.
As motocicletas também estão sujeitas ao pedágio. No horário de pico, os motociclistas terão que pagar US$ 4,50 (R$ 27,80), enquanto fora do horário de pico a cobrança será de US$ 1,05 (cerca de R$ 6,49). Já para caminhões e ônibus, a tarifa varia conforme o porte do veículo. No horário de pico, os valores vão de US$ 14,40 (aproximadamente R$ 89) a US$ 21,60 (cerca de R$ 133), e fora do horário de pico a cobrança varia de US$ 3,60 (R$ 22,20) a US$ 5,40 (R$ 33,30).
A cobrança do pedágio será feita de forma eletrônica, por meio do sistema EZ-Pass, que permite a identificação e a cobrança automática dos veículos. Cada veículo será cobrado apenas uma vez por dia, independentemente de quantas vezes ele passe pelo pedágio ao longo do dia. Não haverá cobrança manual nas cabines de pedágio, o que visa acelerar o fluxo de veículos e reduzir os engarrafamentos. Veículos que não possuírem o sistema EZ-Pass deverão pagar a taxa por meio de correspondência enviada para o endereço do proprietário do veículo, mas os valores pagos por essa modalidade serão mais elevados.
Os recursos arrecadados com a cobrança do pedágio terão como destino a melhoria da infraestrutura do transporte público da cidade, conforme anunciado pela prefeitura. O objetivo é utilizar a quantia obtida para financiar projetos de expansão e modernização do sistema de transporte coletivo, buscando oferecer alternativas mais eficientes e sustentáveis para a população de Nova York.
De acordo com o planejamento da prefeitura, as tarifas do pedágio devem ser reajustadas em 2028 e 2031, conforme um cronograma de aumentos já estabelecido, com o intuito de garantir a continuidade das melhorias na cidade e compensar a inflação dos custos operacionais do sistema.