Domingo, 30 de março de 2025
Por Redação O Sul | 26 de março de 2025
O Android oferece diversos recursos que melhoram a experiência do usuário. No entanto, muitas dessas funções passam despercebidas, quase ‘ocultas’, pela maioria das pessoas. Entre essas funcionalidades, estão os atalhos de configurações rápidas, o fixador de aplicativos e as legendas ao vivo. Além disso, há outras ferramentas menos escondidas, mas ainda pouco exploradas, como o compartilhamento de Wi-Fi via QR code, que vale a pena testar. Nas próximas linhas, conheça nove recursos “ocultos” do Android que você deve experimentar.
1. Tela dividida
Embora não seja um recurso totalmente oculto, o modo de tela dividida no Android ainda não conquistou totalmente os usuários. No entanto, essa função é extremamente útil para quem precisa usar dois aplicativos ao mesmo tempo, para otimizar o uso do aparelho. Para ativá-la, abra a lista de aplicativos recentes, toque no ícone do app desejado e selecione “Abrir a exibição em tela dividida”. Em seguida, escolha o segundo app que será exibido simultaneamente.
2. Atalhos do iniciador de aplicativos
Outro recurso pouco conhecido do Android está no tempo de toque sobre um aplicativo. Esse gesto serve para outras coisas além de abri-lo: dependendo do app, ao pressioná-lo longamente, um submenu de atalhos rápidos será exibido. Por exemplo, ao segurar o ícone do Instagram, surgirão opções como acessar mensagens diretas (DM), criar uma nova publicação, entre outras. Além disso, no Google Fotos é possível criar um atalho direto para ver capturas de tela salvas.
3. Compartilhe o acesso Wi-Fi com um código QR
Ao criar uma senha de Wi-Fi, é comum que padrões complexos sejam usados para garantir a segurança. No entanto, isso pode se tornar um problema quando se é necessário compartilhar a senha com alguém e alguns caracteres são esquecidos. Felizmente, o Android permite conceder acesso à rede via QR code. Para isso, basta acessar o menu ‘Wi-Fi’ nas ‘Configurações’, clicar na rede que deseja compartilhar e selecionar ‘Código QR’. A outra pessoa precisa ler o código para conectar-se à Internet.
4. Legendas ao vivo
O recurso de legendas ao vivo exibe, em um pop-up, a transcrição automática de qualquer áudio reproduzido no Android, como músicas, podcasts e vídeos. Além de ser uma excelente ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, a função também pode auxiliar na produtividade ao permitir acompanhar conteúdos sem precisar ativar o som ou até mesmo ajudar no aprendizado de um novo idioma. Para ativá-la, pressione qualquer botão de Volume e toque no ícone da legenda ao vivo.
5. Modo de foco
O Modo de foco permite definir configurações para evitar distrações em momentos de trabalho ou estudo. O caminho para ativá-lo é simples: vá até ‘Configurações’ e toque em ‘Modos e Rotinas’. Depois, basta configurar de acordo com seus horários ou escolher uma das opções sugeridas pelo sistema.
6. Fixação de aplicativo
Caso alguém peça o seu smartphone emprestado para uma ligação rápida ou uma consulta na Internet, é possível evitar que ela pessoa acesse outras áreas do aparelho sem autorização, ao fixar aplicativos na tela. Para ativar a função, acesse ‘Configurações’ e ‘Segurança e Privacidade’. Role a tela até encontrar ‘Mais configurações de segurança’ e ative a opção ‘Fixar aplicativo’. Já para fixar um app, toque no botão Aplicativos Recentes, pressione o ícone do aplicativo desejado e selecione ‘Fixar este aplicativo’.
7. Opções do desenvolvedor
Desbloquear as opções do desenvolvedor permite acessar recursos avançados e personalizações que não estão visíveis nas configurações padrão do Android. Com essa opção ativada, é possível, por exemplo, limitar processos em segundo plano e desbloquear o bootloader. No entanto, é importante ter cautela, pois essas configurações podem afetar o funcionamento do sistema. Se não tiver certeza do que está fazendo, é melhor evitá-las.
8. Protetor de dados
O Protetor de Dados é um recurso útil para quem tem um plano de dados móvel limitado e precisa economizar. A função reduz o consumo de dados para evitar que aplicativos utilizem a Internet em segundo plano, por exemplo. Para ativá-lo, vá até ‘Configurações’ e clique em ‘Conexões’. Em seguida, toque em ‘Uso de dados’ e ative a função ‘Protetor de dados’.
9. Atalhos de configurações rápidas
Os atalhos de configurações rápidas permitem ativar funções como dados móveis e localização, por exemplo, com um único toque. No entanto, um recurso menos conhecido é que, ao pressionar o toque brevemente sobre um atalho, você acessa um submenu com outras opções daquele recurso. Ao segurar o botão de Dados Móveis, é possível visualizar informações detalhadas sobre o consumo e outras opções relacionadas. Isso elimina o longo processo de acessar as configurações gerais do aparelho e procurar o item específico para obter informações.