Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Novo cálculo do governo gaúcho mostra despesa de 70,2% da receita com pessoal

Compartilhe esta notícia:

Após safra recorde de 2017, a estimativa de colheita para este ano é de 16,7 milhões de toneladas do grão. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

No encontro realizado ontem em Brasília para harmonizar as controvérsias entre o Estado e a União, para permitir a adesão do Rio Grande do Sul ao plano do governo federal que auxilia os estados em dificuldade financeira, ocorreram avanços. O vice-governador José Paulo Cairoli, que liderou o grupo gaúcho no encontro da Câmara de Conciliação criada na Advocacia-Geral da União, avaliou que “conseguimos avançar em vários aspectos sobre o nosso plano de adesão, inclusive na divergência sobre os cálculos de gasto com pessoal e os serviços da dívida.

Os novos números da despesa com pessoal

O Estado apresentou um novo cálculo das despesas com pessoal, que inclui os gastos com pensões, assistência médica e imposto de renda retido na fonte., o eu eleva o comprometimento da folha e da dívida em 2016, que chegaria a 70,2% da receita corrente liquida. Esse percentual permite ao estado aderir ao Regime de Recuperação Fiscal para renegociar sua dívida com a União.

Ministros tucanos podem ficar na cota pessoal de Temer

Rebatido pelo ministro das relações exteriores Aloysio Nunes, que, no passado, atuou como segurança do terrorista Carlos Marighella, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que Aloysio pode continuar na Esplanada como cota pessoal do presidente Michel Temer. Nunes, ao contrário do que afirma Eliseu Padilha, nega que o PSDB tenha saído do governo, embora as votações no Congresso mostrem o contrário. Percebendo o apego de Aloysio Nunes ao cargo, Padilha sugeriu que “o ministro Aloysio pode vir a ser um ministro da cota pessoal do presidente”.

Procurador teria feito “delações a la carte”.

Pegou fogo o depoimento prestado ontem à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da JBS pelo advogado Rodrigo Tacla Duran. O momento forte foi quando ele acusou o ex-procurador Marcello Miller de preparar “delações a la carte”. Duran contou aos parlamentares, em videoconferência, que Miller tentou negociar com ele seu acordo de colaboração premiada e o incitou a dizer quais políticos e autoridades públicas poderia entregar.

O mimimi dos reitores

Apesar do mimimi dos reitores de universidades federais, a verdade foi mostrada ontem pelo ministro Mendonça Filho, da Educação. Ele demonstrou que o MEC liberou 100% da verba de custeio prevista para todas as universidades federais em 2017. Com todo o orçamento liberado, fica evidente que nas instituições que enfrentam dificuldades, o problema só pode ser de má gestão.

Pimenta manda prender mulher que o chamou de ladrão

O deputado gaúcho Paulo Pimenta (PT) determinou ontem, durante a sessão da CPI da JBS, que a segurança da casa prendesse a ativista pró-impeachment Carla Zambelli, militante do movimento “Nas Ruas”. O motivo: ela o chamara e a outros deputados de “ladrão”.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Entre avanço e recuo
Bússola perdida
https://www.osul.com.br/novo-calculo-do-governo-gaucho-mostra-despesa-de-702-da-receita-com-pessoal/ Novo cálculo do governo gaúcho mostra despesa de 70,2% da receita com pessoal 2017-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar