Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 15 de novembro de 2019
O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) reforça o alerta quanto à instabilidade das encostas às margens do km 43 da ERS-122, na Serra. Um novo deslizamento nesse trecho foi registrado durante a madrugada desta sexta-feira (15). Devido à instabilidade da encosta, o trecho permanecerá interditado durante o fim de semana.
O risco aos usuários já fora atestado em laudo técnico emitido na quinta-feira (14) por engenheiros civis e geotécnicos e um geólogo do Daer.
Em razão disso, o trânsito permanece interditado no local. O departamento segue monitorando a situação e avalia soluções que garantam a segurança necessária para a liberação do trânsito no trecho.
A equipe técnica formada por engenheiros e um geólogo da autarquia avaliou que há risco de queda de uma rocha de grande dimensão do alto do talude. Enquanto esse material não for removido, não há condições de segurança para a liberação do tráfego no local.
A operação de retirada da rocha, no entanto, deverá ser realizada na parte superior da encosta, para que não haja riscos aos operários, assim como para evitar que a instabilidade do talude se agrave.
O maquinário necessário para esse serviço estará disponível a partir de segunda-feira (18). O Daer salienta que as condições do trecho estão sendo monitoradas diariamente, com apoio do Comando Rodoviário da Brigada Militar.