Visando dinamizar o setor mineral, o Governo Federal decidiu elaborar um Novo Marco Regulatório, apresentado à sociedade e atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Para discutir este tema, o Senge (Sindicato dos Engenheiros do RS), realizou hoje a 4ª edição dos Painéis de Engenharia, no auditório da instituição, localizada na avenida Érico Veríssimo, na Capital. Profissionais de renome reuniram-se para discutir este tema fundamental em desenvolvimento.
A iniciativa conta com o apoio e participação de diversas entidades do setor, entre elas o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), do MME (Ministério de Minas e Energia), da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), da AGEM (Associação Gaúcha de Engenheiros de Minas), da APSG (Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos), do CREA-RS, da CRM (Companhia Riograndense de Mineração) e o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração).
O tema “Novo Marco Regulatório da Mineração” foi a primeira palestra do evento, às 18h30, ministrada pelo Geólogo Telton Elber Corrêa – MME. Às 19h,10 iniciou o debate com o Geólogo Ivan Zanette. A mesa de debates, moderada por José Leonardo Andreotti, teve início às 20h e contou com a participação de representantes do Senge, DNPM, CPRM, AGEM, APSG, CREA e CRM.