Ícone do site Jornal O Sul

70ª Feira do Livro em Porto Alegre é sede de debate do Novo Plano Nacional do Livro

Iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura tem como foco livros novos e usados mas bom estado. (Foto: EBC)

O segundo dia da 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, sábado (02), foi marcado pela reunião pública sobre a construção do Novo Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL – 2025-2035. O encontro aprofundou questões entre o governo e o setor da cultura e literatura do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre.

O documento é oriundo de uma ação do Governo Federal e consolida diretrizes básicas para assegurar a democratização do acesso ao livro, bem como a valorização e estímulo à leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro, como fator intelectual e de desenvolvimento econômico. A consulta pública acontecerá entre 18 de novembro e 18 de dezembro — e a previsão é que seja assinado no dia 23 de abril de 2025, data em que é celebrado o Dia Mundial do Livro.

A mesa contou com a presença do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, do secretário de Formação e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, e do diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção. Também participaram do debate o diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura do governo do Estado e do Instituto Estadual do Livro, Sílvio Bento, e Márcia Cavalcante, coordenadora do Centro de Integração de Redes – Cirandar.

O diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, destacou os princípios norteadores do Plano, como estímulo às famílias leitoras e a garantia de acesso ao livro — com preços acessíveis. “O PNLL é muito mais do que um plano de governo. Tem uma dimensão técnica, mas tem uma dimensão articuladora, de gerar no país um debate sobre a importância da literatura”.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, ressalta a importância de um plano abrangente e elaborado, que vise as ações a longo prazo. “Isso nos enche de esperança, de um futuro promissor. Nunca é demais reforçar sobre a importância das bibliotecas e dos livros no nosso país”.

Segundo a conselheira municipal de cultura e coordenadora do Cirandar, Márcia Cavalcante: “As pessoas não lêem no Brasil não porque não querem, mas porque não têm acesso.”

A 70ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre acontece até o dia 20 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega.

Sair da versão mobile