Ícone do site Jornal O Sul

Em Porto Alegre, carteira de identidade também já pode ser feita em shopping

Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30min. (Foto: Divulgação/IGP)

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inaugurou nesta sexta-feira (30) um novo posto em Porto Alegre para encaminhamento de carteiras de identidade. A unidade foi instalada no shopping João Pessoa – avenida João Pessoa nº 1.831, 2º andar (em frente aos caixas eletrônicos), bairro Santana, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30min.

Para ser atendido, é preciso fazer agendamento eletrônico, no site do IGP (igp.rs.gov.br) ou então no portal de serviços do governo do Rio Grande do Sul (rs.gov.br). A previsão é de que sejam contempladas cerca de 400 pessoas por dia.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o shopping foi escolhido por oferecer benefícios como acessibilidade, facilidade de estacionamento e ar-condicionado. “A ideia é que as pessoas não fiquem aglomeradas nem enfrentem filas”, acrescenta a diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon Bittencourt.

A estrutura chamou a atenção do desembargador Fernando Cabral, que trouxe os filhos Fernando, 17 anos, e Bibiana, 15 anos, para fazer a carteira de identidade: “É fácil para estacionar e as instalações são ótimas”.

Outra unidade

O Posto de Identificação localizado nas proximidades, na avenida Azenha nº 255, será mantido e deve seguir atendendo por ordem de chegada, em especial nos casos considerados mais urgentes.

“Vamos conseguir aumentar nossa capacidade de atendimento com esses dois endereços. Se alguém faltar ao horário agendado no shopping, a vaga será preenchida por alguém que veio por ordem de chegada no posto da Azenha”, informou Katia.

A entrega dos documentos e o serviço de Declaração de RG (documento que informa o número do RG de pessoa falecida) também continuam no posto da Azenha.

Exigências

Para encaminhar o documento, é preciso apresentar certidão (nascimento, casamento ou casamento com averbação do divórcio), atualizada conforme o estado civil. O prazo para entrega é de 10 dias úteis. A primeira via é gratuita, ao passo que a segunda custa R$ 81,84.

Maiores de 65 anos e as vítimas de roubo têm isenção, desde que apresentem boletim de ocorrência policil. A modalidade expressa, cuja entrega é em cinco dias, custa R$ 106,39.

Já o novo modelo da carteira de identidade, que utiliza o CPF como número do RG, está disponível apenas a quem fizer a primeira via. Para isso, é necessário informar o número do cadastro – que não pode ter pendências junto à Receita Federal.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile