Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Novo sistema informatizado da Central de Transplantes entra em operação no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Aplicativo desenvolvido no RS garante rapidez e integração em tempo real de todo processo de transplante de órgãos e tecidos

Foto: José Luís Zasso/Ascom SES
Aplicativo desenvolvido no RS garante rapidez e integração em tempo real de todo processo de transplante de órgãos e tecidos. (Foto: José Luís Zasso/Ascom SES)

Entrou em operação neste mês o sistema para Gedott (Gerenciamento de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes). O software foi desenvolvido a partir de uma iniciativa da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul e tem como objetivo integrar equipes e processos de doação de órgãos e tecidos em um sistema 100% digital.

“É um marco extremamente importante para nós, pois estamos inaugurando um sistema informatizado e integrado com as OPOs (Organizações de Procura de Órgãos) e Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, comemorou a chefe da Divisão de Transplantes da Secretaria da Saúde, Sandra Coccaro.

“O Gedott traz o processo desenvolvido no Rio Grande do Sul para a era do prontuário eletrônico, garantindo a segurança da informação e proporcionando que todas as etapas sejam feitas de forma digital, desde a notificação do potencial doador, passando pela distribuição de órgãos, até o contato com as famílias no pós-doação. Isso garante que todas as etapas do processo sejam feitas em tempo ideal”, explicou o chefe da Divisão de Regulação Hospitalar do Estado do Rio Grande do Sul, Rogério Caruso.

O aplicativo traz módulos para as equipes que realizam a notificação, a regulação e a comunicação com equipes transplantadoras, que farão a seleção dos órgãos captados e dos receptores dentro da lista única do Sistema Nacional de Transplantes.

O Gedott é idealizado desde 2017, quando foi feita a descrição de todo fluxo de doação de órgãos e tecidos e foi desenhado o esqueleto norteador do sistema. Em 2021, foi realizada a licitação com uma empresa desenvolvedora de software, a Paipe Tecnologia e Inovação, que atuou em conjunto com a Central de Transplantes, culminando na efetivação do software. Agora, todo o processo passa a ser feito dentro do aplicativo, possibilitando também o acompanhando estatístico e o planejamento futuro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Presidente do Supremo diz que “retirar representante do X no País para não cumprir ordens judiciais não é aceitável”
Governo gaúcho realiza novo repasse, de R$ 4,7 milhões, para 83 escolas estaduais atingidas pelas enchentes de maio
https://www.osul.com.br/novo-sistema-informatizado-da-central-de-transplantes-entra-em-operacao-no-rio-grande-do-sul/ Novo sistema informatizado da Central de Transplantes entra em operação no Rio Grande do Sul 2024-09-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar