Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de maio de 2019
Novos protestos contra o bloqueio de verbas na educação aconteceram nesta quinta-feira (30). Em Porto Alegre, os estudantes se concentraram na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, após, reuniram-se na Esquina Democrática.
A convocação para o protesto foi feita durante o ato do último dia 15, que tinha as mesmas reivindicações. A organização da ação desta quinta é feita pela União Nacional dos Estudantes (UNE), junto da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). Apesar de o objetivo ser mobilizar um público maior do que o da última manifestação, ele não se concretizou.
Mesmo que milhares de pessoas tenham se reunido no centro da capital, visualmente o número de participantes foi inferior ao do dia 15, possivelmente por não contar com o apoio do sindicato dos professores e em função das chuvas que atingiram o RS durante todo o dia.
Confira imagens dos protestos:
Veja vídeos da reunião e da caminhada dos manifestantes:
Brasil
Em todo o Brasil, diversas cidades tiveram mobilizações ao longo desta quinta-feira. Em publicação no Twitter, o ativista e ex-candidato a presidência do Brasil Guilherme Boulos publicou, ainda durante a tarde, a agenda com os principais pontos de concentração.
Mobilizações agora de tarde do #30MpelaEducacao:
São Paulo – 17h no Largo da Batata
Rio de Janeiro – 16h na Candelária
Belo Horizonte – 17h na Praça Afonso Arinos
Fortaleza – 14h na Praça da Gentilândia
Porto Alegre – 18h na Esquina Democrática
Recife – 15h na Rua Aurora
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) May 30, 2019