Sábado, 11 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Número de casos de dengue passa de 500 em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya.

Foto: Reprodução
O Estado de São Paulo lidera a lista, com 180 óbitos. Em seguida aparecem Santa Catarina (60), Rio Grande do Sul (49), Goiás (44) e Paraná (43). (Foto: Reprodução)

Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (30), mostra que Porto Alegre contabiliza 516 casos de dengue em 2022. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

De 2 de janeiro a 26 de março, foram notificados 805 casos suspeitos da doença entre moradores da Capital, dos quais 516 foram confirmados, sendo 502 contraídos na cidade. Os dados são constantemente atualizados, segundo a prefeitura, e estão sujeitos à alteração.

Os casos são registrados em todas as regiões da cidade, com prevalência nos distritos sanitários Leste, Centro Sul e Partenon, com 307, 66 e 45 confirmações, respectivamente. As informações podem ser conferidas em tempo real neste link.

O documento mostra que o pico de casos contraídos na cidade, até o momento, ocorreu na semana que vai de 13 a 19 de março. Eram 95 na semana do dia 12, passando para 296 e 502 nas duas semanas seguintes.

Força-tarefa

Em função disso, a prefeitura informa que criou uma força-tarefa para enfrentar o problema. “Pequenos recipientes deixados ao ar livre acabam se transformando em criadouros do mosquito transmissor da dengue, por isso, o engajamento das pessoas é fundamental para revisar pátios e residências, evitando manter locais que possam acumular água”, alerta o diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

Entre os bairros que registram mais casos de dengue estão Jardim Carvalho, Vila Nova, Bom Jesus, Partenon, Ipanema, Cavalhada, Vila São José e Vila Jardim. A detecção de mosquitos em armadilhas espalhadas na cidade mostra que 27 bairros apresentam alta infestação, sendo que 11 em situação de alerta, cinco bairros moderados e dois com baixa infestação de mosquitos detectados.

Agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde e agentes comunitários de saúde orientam a população diante da circulação viral, fazendo busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros de mosquitos. Ao identificarem focos irregulares de lixo, as equipes notificam o proprietário do imóvel ou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conforme a situação.

Confira os cuidados em pátios e imóveis no site Onde está o Aedes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Novo valor da tarifa de ônibus em Porto Alegre deve ser anunciado em dez dias, diz prefeitura
Governo gaúcho realizará leilão para concessão de 271 quilômetros de rodovias estaduais em abril
https://www.osul.com.br/numero-de-casos-de-dengue-passa-de-500-em-porto-alegre/ Número de casos de dengue passa de 500 em Porto Alegre 2022-03-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar