Domingo, 26 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Número de focos de queimadas no Amazonas é o maior desde 1998

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Foto: Reprodução/Twitter
Documento destaca ainda que as promessas climáticas para 2030 colocam o mundo no caminho de aumento de temperatura de pelo menos 2,7ºC neste século. (Foto: Reprodução/Twitter)

O Amazonas fechou o mês de agosto com mais de 8 mil focos de queimadas ativos, detectados pelo satélite de referência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número é o maior para um único mês desde 1998.

Agosto costuma ser o mês mais seco do ano na região e também é o período em que ocorrem os maiores índices de queimadas. A região passa pelo chamado verão amazônico. Segundo especialistas, o período é marcado pelo aumento das temperaturas no Estado, que podem chegar até 36ºC.

No primeiro semestre deste ano, o Amazonas já havia registrado um aumento de 51,7% na quantidade de focos de queimada na comparação com o mesmo período de 2019. O quantitativo de queimadas no primeiro semestre deste ano bateu o recorde dos últimos quatro anos no Estado.

De acordo com os dados do Inpe, foram registrados 8.030 focos de queimadas em agosto. Até então, o maior registro de focos de queimadas havia sido em agosto de 2019 – 6.668.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro diz que alguns prefeitos e governadores são “ditadores nanicos”
Lula chama o procurador Deltan Dallagnol de “fujão” após saída da Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/numero-de-focos-de-queimadas-no-amazonas-e-o-maior-desde-1998/ Número de focos de queimadas no Amazonas é o maior desde 1998 2020-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar