Tempestades que provocaram dezenas de tornados nos Estados Unidos nos últimos dias mataram pelo menos 29 pessoas em dezenas de idades grandes e pequenas no sul e no centro-oeste do país.
Os Estados mais afetados foram os de Arkansas e Illinois – onde um tornado levou o telhado de uma casa de shows lotada na qual a banda brasileira Crypto se apresentava. Mas outros seis estados também registraram a formação e a passagem de tornados, que destruíram casas e empresas, quebraram árvores e devastaram bairros em uma ampla faixa do país.
Entre as vítimas, nove morreram no Tennessee, quatro na pequena cidade de Wynne, em Arkansas, três em Sullivan, Indiana, e quatro em Illinois. Os destroços se espalharam dentro das casas danificadas e nos gramados: roupas, isolamento de paredes, brinquedos, móveis lascados e uma van com janelas quebradas.
Ashley Macmillan disse que ela, o marido e os filhos se refugiaram com seus cachorros em um pequeno banheiro enquanto o tornado passava, “rezando e se despedindo, porque pensávamos que íamos morrer”. A queda de uma árvore danificou gravemente sua casa, mas eles saíram ilesos.
“Sentimos como a casa tremia, ouvimos barulhos altos, pratos que chacoalhavam. E então tudo se acalmou”, disse ele. Equipes já restabeleceram a eletricidade.
Nove pessoas morreram no condado de McNairy, em Tennessee, a leste de Memphis, disse Patrick Sheehan, diretor da Tennessee Emergency Management Agency. “A maior parte dos danos foi em casas e áreas residenciais”, disse o prefeito de Adamsville, David Leckner.